Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/08/2007

Penápolis recebe o projeto Pró Bandas

A cidade de Penápolis recebe nos dias 17 e 18 de novembro o projeto “Pró Bandas” – Programa de Apoio às Bandas -, realizado pelo Governo do Estado e Secretaria de Estado da Cultura através do Conservatório de Tatuí e em parceria com o município. As inscrições já estão abertas.
São aulas gratuitas de diversos instrumentos, ministradas por reconhecidos profissionais da música e abertas a qualquer interessado. O curso oferece certificado num final de semana, com direito a apresentação oficial de encerramento.
Em Penápolis, instrumentistas de bandas, fanfarras, orquestras e músicos de igreja da própria cidade e região podem se inscrever pelo telefone (18) 3652-5568.
Na cidade serão oferecidas aulas de regência, flauta, clarineta, saxofone, trompa, trompete, trombone, tuba e percussão. As aulas serão ministradas, respectivamente, pelos professores Max Ferreira, Otávio Blóes, Lindemberg Silva, Erik Pais, Joaquim das Dores, Lino Cleber, Gilberto Gianelli, Luis Serralheiro “Popó” e Robson Moraes.
Além dessas aulas, o Conservatório de Tatuí leva até Penápolis curso especial de Informática na Música, aula que será ministrada pelo professor Marcelo Franco.
Neste ano, o Pró Bandas chegará a 19 municípios do Estado de São Paulo. A série de oficinas gratuitas é voltada a instrumentistas de bandas, corporações musicais e fanfarras, e interessados de qualquer idade. No mês de dezembro, bandas envolvidas nos vários municípios se apresentarão num encerramento oficial a ser realizado na cidade de Piracicaba. Ao longo de oito edições, mais de 15 mil instrumentistas do Estado de São Paulo e de outros Estados, receberam instruções e tiveram oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos. Consolidado como um dos mais sérios e importantes projetos culturais voltados para as atividades desenvolvidas pelas bandas de música, o Pró Bandas resgata o passado, aprimora o presente e antecipa o futuro para as bandas de música.

Universo
Ao longo de um final de semana, os instrumentistas e regentes de bandas conhecem um novo universo musical, recebem novos materiais, trocam experiências e, mais que isso, acompanhamento pessoal de alguns dos melhores profissionais da América Latina num processo interativo que envolve centenas de grupos musicais do Estado de São Paulo.
O Pró Bandas leva aos municípios cursos diferentes que abrangem toda a família das bandas, além de seus regentes e aprimoramentos extras que irão contribuir para a manutenção dos grupos. O Pró Bandas reforça o trabalho coletivo, tanto do ensino do instrumento quanto da participação das bandas nas regiões atendidas e sua atuação na comunidade. Os resultados do Pró Bandas são sentidos de forma imediata, a médio e, ainda, a longo prazo. Ainda durante a realização das oficinas técnicas já é perceptível o resultado: os instrumentistas mostram-se mais dispostos e animados. A médio prazo, sentem-se mais à vontade e desenvolvem a técnica musical a partir do material distribuído pela organização do projeto. A longo prazo, as bandas são fortalecidas e mostram-se empenhadas na manutenção dessa tradição. A difusão de obras musicais e técnicas oferecidas pelo Pró Bandas tornou-se fundamental para a manutenção daquelas que são as mais antigas instituições musicais de que se tem notícias.
Aos organizadores, os resultados são demonstrados pela visibilidade junto a meios de comunicação e, principalmente, pela quantidade de instrumentistas e regentes envolvidos na ação. Integrar o projeto significa apoiar movimentação cultural que atinge grande parte do Estado de São Paulo e significativo segmento musical. (PH)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade