Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/10/2015

Penápolis participa de campanha de eliminação da capina química

Durante esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Vigilância Sanitária, realiza uma campanha de conscientização e regulação sobre a ilegalidade da capina química no perímetro urbano. A utilização do popularmente conhecido como mata mato é proibida, pois traz inúmeros riscos à saúde. 
Entre as ações de conscientização, serão feitas panfletagem no centro da cidade, veiculação de material informativo na imprensa, orientação dos servidores públicos nas repartições e dos comerciantes de defensivos e agrotóxicos.
A capina química é a remoção de plantas invasoras ou daninhas por meio do uso de herbicidas e agrotóxicos. Esse tipo de capina não é permitido dentro da cidade. Um dos motivos da proibição é a impossibilidade de isolamento das áreas urbanas, provocando riscos de contaminação do solo e da água.
De acordo com o chefe do Serviço de Vigilância Sanitária, o médico veterinário Vlademir Marangoni Filho, os danos ao meio ambiente são irreparáveis, causando contaminação do solo, de animais, da água, afetando assim todo o ecossistema. 
“Nos locais públicos, onde circula a maior parte da população, a capina química quando é praticada pode causar sérios problemas de saúde aos doentes crônicos, idosos, crianças e gestantes”, alerta Marangoni.? ?
Ainda segundo Marangoni, o objetivo principal desse trabalho educativo é combater o uso dos herbicidas/agrotóxicos no perímetro urbano, além de conscientizar a população dos riscos da prática.
“Temos que e evitar que haja contaminação das fontes de recursos vitais, incluindo alimentos, solos, água, leite materno e ar. A venda desses produtos agrotóxicos é ilegal, pois, não há nenhum produto agrotóxico registrado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser usado na área urbana”, conclui.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade