Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/08/2013

Penápolis participa da Semana de Controle da Leishmaniose

A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis, através do Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica, participará da Semana Estadual de Prevenção da Leishmaniose Visceral Americana no período de 05 a 10 de agosto. O tema da Semana é "Leishmaniose: mobiliza – ação para prevenção", cujo enfoque está voltado para a leishmaniose visceral humana e canina. O objetivo é mobilizar a sociedade em promover ações e intervenções de controle para prevenção da doença no município. A equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC) da Vigilância Epidemiológica estará implementando ações variadas, como palestras e vídeos. Haverá ainda a distribuição de material de divulgação, como por exemplo cartazes e folhetos nas escolas públicas municipais, estaduais e nas escolas particulares. É uma forma de alertar a população sobre a importância de manter os quintais limpos e livres de matéria orgânica, local onde o mosquito transmissor se procria.

"Além disso, é fundamental a população realizar exame laboratorial em cães para diagnóstico de animais portadores do protozoário, pois o animal é um reservatório. Os animais positivos para leishmaniose são os principais reservatórios que contribuem para o ciclo urbano de transmissão da doença, infectando os mosquitos transmissores e estes finalmente infectando os seres humanos", explicou o médico veterinário Vlademir Marangoni Filho, que é o Chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica e Sanitária.

"Ao apresentar febre, tosse seca, sudorese, adinamia persistente, sintomas gastrointestinais como diarréia, náuseas, vômitos, mau estar geral, emagrecimento, aumento do abdômen e dores abdominais, a população deve procurar o atendimento médico mais próximo de sua casa", recomendou ele. Marangoni disse ainda que Penápolis apresentou em 2013, até a presente data, 03 casos humanos da doença.

"A importância das atividades de educação em saúde, comunicação e mobilização social é inserir na sociedade a sua responsabilidade e, ao lado do poder público, contribuir pró ativamente para a prevenção da doença no município de Penápolis", concluiu ele. Secom – PMP

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade