Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/11/2012

PENÁPOLIS E REGIÃO: Alunos realizam o Enem 2012 com tranquilidade

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Os alunos não se atrasaram para fazer a prova

DA REPORTAGEM

Diversos alunos de Penápolis e região realizaram, neste fim de semana, a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em dois locais, no Colégio Franciscano Coração de Maria e na Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE). A prova foi dividida em dois dias. No sábado, os estudantes responderam ao questionário composto de 90 questões de múltipla escolha de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No domingo, as questões versavam sobre linguagens, códigos e suas tecnologias,  matemática e suas tecnologias,  e redação que teve como tema o "Movimento imigratório para o Brasil no século XXI". Momentos antes da prova muitos alunos se reuniram com os amigos para descontrair. “Acho que a conversa entre amigos me ajuda a descontrair, pois os momentos antes da prova são de muito nervosismo”, comentou a estudante Larissa de Andrade. Pontualmente, às 12h55, os portões foram fechados, pois o Exame começava às 13h00. Na Funepe, local de maior concentração de candidatos ao Enem, à medida que terminavam de responder ao questionário, reuniam-se na frente da instituição para debater  e comparar respostas. Assim como em anos anteriores, a principal reclamação dos alunos era os longos textos colocados em cada questão a ser respondida pelo candidato. Para o aluno Rafael dos Santos Peres, 18 anos, os textos foram suas principais preocupações. “São textos que precisam ser lidos para entendimento da questão, já que são de interpretação, então torna a prova muito cansativa e estressante”, disse.

Redação
No domingo, a reclamação dos alunos foi em relação à redação, que acabou surpreendendo muita gente. Havia três textos de apoio ao tema. Um deles falava do grande número de haitianos que se dirigiram ao Acre depois do terremoto de 2010. O outro mostrava os destinos mais procurados pelos imigrantes bolivianos - entre eles, o Brasil. Um terceiro tratava da imigração para o Brasil nos séculos XIX e XX. A candidata Mariana de Sousa Lemos, 21 anos, considerou o tema bastante complexo. “Fui surpreendida, não esperava algo assim tão abrangente. Sinceramente achei que a redação deste ano seria pautada no julgamento do mensalão, eleição ou até mesmo a violência entre bandidos e policiais, que está em destaque nas mídias”, disse. Na cidade, os dois dias de provas do Enem foram tranqüilos, no domingo, ao contrário de sábado, os candidatos terminavam a avaliação e se retiravam do local evitando a aglomeração. De acordo com informações, nenhum problema foi registrado nos locais de prova. A movimentação de alunos foi semelhante nos dois dias, demonstrando que a desistência de candidatos de um dia para o outro foi mínima. Após o término das provas, funcionários das agências dos Correios realizaram a retirada dos gabaritos escoltados pela Polícia Militar.  Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico www.inep.gov.br,  dia 7 de novembro de 2012. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade