Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/05/2018

Penápolis cria seu próprio Centro de Especialidades

DA REPORTAGEM

O problema que Penápolis vem enfrentando com a suspensão dos atendimentos realizados aos pacientes penapolenses através do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa)  fez com que fosse criado o Cepen- Centro de Especialidades de Penápolis. Foi o que anunciou o prefeito Célio de Oliveira (PSDB) na tarde de ontem, (22), ao falar do problema relacionado a falta de repasse financeiro do município, em torno de R$ 600 mil, ao Cisa. A inadimplência fez com que o Conselho de Prefeitos da comarca, que também compõem os municípios participantes do Cisa, decidisse, por unanimidade, pela suspensão do atendimento  aos pacientes  de Penápolis desde ontem. 
Segundo  Célio, a proposta  imediata é a de oferecer uma estrutura aos pacientes de Penápolis que já tinham consultas marcadas no Centro de Especialidades do Cisa para que sejam atendidos o mais breve possível.
“Estou indignado com esta medida contra Penápolis e classifico o ato como uma injustiça,”Penápolis também já teve que segurar a barra de outros municípios que, em determinada época, também deixaram de realizar pagamentos, mesmo assim não chegamos a este absurdo de cortar o atendimento à população de outras cidades”, disse o prefeito explicando que Penápolis vive hoje uma situação financeira muito difícil, “não tenho de onde tirar recursos para os pagamentos e, de uma forma muito injusta, a população está sendo a mais prejudicada”.
Com a suposta “saída” de Penápolis do Consórcio, Célio afirmou que também que serão retirados os médicos que atuam através da Prefeitura, mas que prestam serviços ao Cisa. 
O prefeito lamentou ainda a situação. “Os prefeitos participantes deste conselho estão forçando uma situação para a saída de Penápolis. Lamentamos que isto esteja ocorrendo por conta da difícil situação financeira da cidade, haja vista que a Santa Casa e o Pronto Socorro de Penápolis recebem diariamente, diversos pacientes da comarca, e tudo é bancado por Penápolis, que investe muitos recursos  para manter estes hospitais de portas abertas”, acrescentou.

Explicações da Presidente do Cisa
A presidente do Cisa, Helena Berto, prefeita de Alto Alegre, afirmou que a situação não é uma surpresa para o prefeito Célio de Oliveira. Isso porque outras reuniões já teriam sido feitas entre o peessedebista e o Conselho de Prefeitos de cidades que participam do Consórcio, para que a situação fosse acertada. “Em fevereiro deste ano estivemos reunidos com o Célio e ele ficou ciente da situação do Cisa e acordado que ele faria parte do pagamento da dívida, o que não foi cumprido, havendo inclusive sido registrado em ata da reunião”, afirmou. 
Por conta desta situação, outras reuniões haviam sido marcadas. Segundo ela, em maio deste ano, uma nova reunião foi marcada, entretanto, Célio teria informado de que não poderia estar presente na data informada. “Por causa disso, remarcamos a reunião e voltamos a comunicá-lo. Essa reunião ocorreu na última sexta-feira e o prefeito enviou dois representantes que nos explicaram a situação da Prefeitura de Penápolis e que não havia como realizar o pagamento”, disse. Os secretários citados são  Wilson Braz (Saúde) e José Orcione Rocha (Finanças). “Depois das explicação deles, o Conselho continuou a reunião até às 19h30, e após muitas tratativas decidimos pela suspensão”, explicou. 
Helena ressaltou que neste período de tratativas, Penápolis pagou a quantia de R$ 100 mil, reduzindo parte de sua dívida. Ela esclareceu que o dinheiro foi usado para o pagamento de encargos trabalhistas que estavam atrasados. “Deixar de recolher os encargos é crime, e posso ser responsabilizada  por isso. Tendo em vista a situação que o Cisa também enfrenta, decidimos colocar estes pagamentos em dia”, finalizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade