Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/02/2014

Parceria entre Cisa e Cultura oferece aperfeiçoamento teatral a usuários do Caps

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Aulas acontecem semanalmente na Oficina de Criação da Secretaria Municipal de Cultura

Tiveram início esta semana as aulas de teatro para um grupo de alunos usuários do Centro de Atendimento Psicossocial - Caps - de Penápolis, serviço mantido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde - Cisa. A turma, composta por cerca de 12 pessoas, já realizava atividades teatrais de forma terapêutica, entretanto, com os avanços obtidos com o passar do tempo, houve a necessidade de ampliar os conhecimentos para a área técnica. Daí surgiu a parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Penápolis.
Segundo explicou a terapeuta ocupacional do Caps, Mariana dos Reis Sampaio Pereira, o trabalho vem ocorrendo há cerca de três anos como forma de tratamento, porém ao longo dos anos houve grande evolução dos participantes.
“Por esta razão tivemos a iniciativa de buscar o apoio da Secretaria de Cultura, através da Oficina de Criação, que já atende uma outra turma de usuários do Caps com aulas de artes manuais. É uma parceria excelente, que com certeza também nos proporcionará resultados ainda mais satisfatórios com a turma do teatro”, observou Mariana.
“Nestes três anos pudemos observar que nossos usuários tem um grande potencial para as atividades artísticas, com ênfase no teatro. Eles querem sempre progredir, e isso nos leva a buscar outros caminhos, ampliar os horizontes e oferecer novas oportunidades”, disse ela.
“Já fizemos diversas apresentações em datas comemorativas e também durante as festividades da Semana da Saúde Mental, que ocorre todos os anos no mês de outubro, sempre agradando aos familiares e à comunidade em geral, e acreditamos que agora esta ação poderá ser lapidada”, acrescentou a terapeuta ocupacional.
Nesta parceria com a Oficina de Criação da Secretaria Municipal de Cultura, o projeto de teatro terá apoio do arte educador Marco Antonio Filippim. Segundo ele, as aulas acontecerão semanalmente, todas as quartas-feiras à tarde, na Oficina de Criação situada na avenida marginal Maria Chica 1.415, em frente ao Paço Municipal.
“É um grupo formado por homens e mulheres, com média de idade entre 20 e 50 anos muito engajado e com vontade de aprender sempre mais. Certamente será uma atividade produtiva e muito prazerosa, que renderá resultados surpreendentes”, previu Filippim.
De acordo com ele, as aulas de teatro favorecem, primeiramente, a questão terapêutica, já que melhoram a concentração, o equilíbrio, a coordenação motora, e também proporcionam a ressocialização através da arte. “Essa é a intenção primordial”, conclui.

CAPS
O Centro de Atendimento Psicossocial de Penápolis pertence ao Consórcio Intermunicipal de Saúde e atende pessoas dos sete municípios consorciados (Penápolis, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Alto Alegre, Luiziânia e Glicério). Para oferecer o atendimento o serviço atua com uma equipe técnica própria formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas, enfermeiras e monitores de oficinas.
Os pacientes recebem quatro refeições diárias sendo café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Além de alimentação, recebem medicação, consulta médica e participam de grupos de atividades como pintura, artesanato, bordado, orientações de higiene e limpeza, artes manuais, entre outras.
O objetivo do serviço é promover a reintegração social seguindo uma nova tendência dentro da psiquiatria que resulta na diminuição das internações hospitalares.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade