Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/12/2007

Painel: Ateliê expõe resultado de projeto e incentiva doações

O Ateliê do Museu do Sol de Penápolis instalou um painel na agência do HSBC para mostrar parte dos trabalhos desenvolvidos por crianças e adolescentes graças às doações recebidas por meio da lei de incentivo fiscal. A iniciativa visa também estimular as arrecadações para o próximo ano. A campanha possibilita que parte do Imposto de Renda (IR) de pessoas físicas e jurídicas seja direcionada a entidades sociais cadastradas que auxiliam crianças e adolescentes no município. O doador pode escolher a entidade que ele quer beneficiar. O valor calculado é depositado na conta corrente do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) é encarregado de repassar o montante às entidades beneficiadas.

O painel é uma prévia da exposição que será montada no museu, com lançamento previsto para janeiro. Os trabalhos foram desenvolvidos com cerca de 80 participantes, com idade entre 03 e 18 anos, que freqüentaram as aulas de artes no ateliê semanalmente de abril a novembro. As crianças e adolescentes que preencheram as vagas foram indicadas pelo Comdica e também houve a participação de alguns alunos da escola Marcos Trench. Para a professora de artes e arte-educadora do Ateliê, Sandra Meire Simão Arikawa, o resultado foi surpreendente. “Foi maravilhosa a experiência e a intenção é continuar com o projeto no próximo ano”, contou. O presidente do Conselho, Clésio Thomazin, disse que a importância das doações precisa ser levada a toda a população. “Com este recurso pode-se aplicar mais nos seguimentos de assistência a crianças e adolescentes e poder beneficiar as entidade do município é muito bom”, considerou. Ele lembrou ainda que contadores e empresários receberam orientações sobre a possibilidade de doação ainda no mês de outubro, quando a palestra “Receita Cidadã” foi promovida na cidade pelo auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Doniseti Dornelas. “A intenção foi conscientizar os contadores da importância de apresentar à pessoa que for fazer sua declaração a opção de doar parte do montante”, disse Clésio.

 

Valores

De acordo com a legislação federal, cada pessoa física pode destinar até 6% do imposto de renda devido e a pessoa jurídica até 1% para a entidade de sua preferência. No final do ano passado, quinta edição da campanha, o Conselho arrecadou para as atividades deste ano o total de R$ 56.650,00. Das onze entidades cadastradas, cinco conseguiram angariar recursos das empresas e pessoas físicas contribuintes, sendo elas a Apae (Associação de Pais e Amigos do Excepcional); creche Auta de Souza; Lactário Dília Ribeiro; Associação Unidos pela Vida e Museu do Sol.

 

Doação

As doações para este ano já começaram, e o prazo termina no dia 28 de dezembro. Para doar parte do imposto basta depositar o valor escolhido no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente nos bancos: Banespa, agência 0058, conta corrente 45.000361-4; ou Nossa Caixa, agência 0098-1, conta corrente 13.000336-2. O comprovante de depósito deve ser encaminhado para a entidade que, por sua vez, deve preencher a ficha de identificação com os dados do doador e anexar junto à ficha, o comprovante de depósito e encaminha-lo para o Comdica, que apura os valores e distribui os recursos. Após esse processo, o Comdica vai encaminhar a relação dos doadores para a Receita Federal para que ela subtraia o valor doado da quantia total que a pessoa física ou jurídica deve repassar aos cofres federais. Além das cinco entidades beneficiadas no ano passado, também podem receber a doação a Associação Vila da Infância, SOS (Serviço de Obras Sociais), Casa Anjo da Guarda, Casa da Sopa Antonieta de Almeida, Fundação Nely Jorge Colnaghi e Secretaria Municipal de Cultura. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade