Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/09/2007

Orkut tem dezenas de comunidades de penapolenses

São quase 250 resultados ao pesquisar comunidades com a palavra-chave "Penápolis" no Orkut, site de relacionamentos da internet. Parte delas tem conteúdos bizarros que vão de críticas à administração municipal a brincadeiras sobre situações, pessoas e características locais. Os penapolenses também lançam a cidade na web com outros nomes, como "Pequenápolis", "Pekenápolis" ou "Patópolis". Clubes, escolas, bares, lojas, entidades e grupos artísticos também aproveitam o espaço para divulgar serviços, discutir idéias e reunir pessoas com interesses em comum.

A comunidade com mais integrantes tem como descrição "Comunidade pra quem conhece, mora, morou ou algum dia já teve alguma relação com a cidade de Penápolis", que tem 5.700 membros. As que reúnem alunos e ex-alunos das escolas Anglo e OCEU Positivo também agrupam centenas de internautas.

 

Bom humor

Entre as que foram criadas com o intuito de divertir ou brincar com algum assunto relacionado à cidade, uma das mais visitadas é "Terremoto em Pekenápolis", criada pelo jovem Bruno Henrique Beneciutti (foto da capa do jornal), 20 anos. A idéia surgiu no ano passado, quando um abalo sísmico de 2,5º na Escala Richter assustou a população penapolense. Com exagero e bom humor, a página foi criada e teve como descrição "Para você que presenciou no dia 22 de março de 2006 às 11:03 da manhã a terrível catástrofe, terremoto ou meteoro em Penápolis, com momentos de aflição, enquanto as janelas se espatifavam, o chão se abria, os edifícios vinham ao chão e você, sem saber o que acontecia, ficava imóvel com aquele barulho estranho e ensurdecedor, mas conseguiu sobreviver, entre nessa comunidade e conte os medos que passou!!". Bruno disse que a intenção era fazer uma brincadeira com a situação, mas que não imaginava que a comunidade ganharia tantos visitantes. "Eu quis brincar porque o assunto estava no auge, mas as pessoas começaram a fazer tópicos de discussões e brincar que era mesmo preciso um terremoto na cidade para a cidade deixar de ser tão pacata. Eu não esperava que fizesse tanto sucesso", contou Bruno. A página conta atualmente com 421 integrantes. Ele criou ainda a comunidade "Crateras em Pekenápolis", que critica os buracos nas ruas da cidade e reúne 16 membros.

A prima de Bruno, Débora Beneciutti, 17 anos, também aderiu à idéia de elaborar páginas sobre a cidade e criou "Penápolis parou no tempo", que tem 279 integrantes e considera o município com poucas opções de lazer e falta de desenvolvimento. "Queremos sair num lugar diferente mas nunca temos nada legal pra fazer aqui, temos sempre as mesmas opções, e é isso que escuto de muita gente também, então montei a página para reunir quem tem a mesma opinião", disse Débora, que criou ainda "OVNIS em Penápolis", atualmente com 165 membros e que também é relacionada ao abalo sísmico que a cidade sofreu. "Esta eu fiz sem um motivo específico, foi mais por brincadeira mesmo", acrescentou. Montagens nas fotografias que ilustram as páginas também expõem a criatividade e imaginação dos criadores.

 

Utilidade

Mas, nem só de brincadeiras vivem os internautas penapolenses. Muitos aproveitam as ferramentas do site para informar determinados grupos sobre assuntos relacionados ao trabalho, divulgar eventos e trocar experiências.

O advogado Carlos Sussumi Ivama, 26 anos, é um dos que utiliza o Orkut para assuntos do trabalho. Ele é o administrador da página "78ª Subsecção OAB Penápolis", que afirma que a comunidade integra os advogados e estagiários e promove o fortalecimento da classe. "Além de discussões acerca dos interesses diretos da classe e debates sobre temas novos e polêmicos do Direito, há troca de informações, experiências, e também divulgação de eventos e de tantos outros de cunho social", considerou ele.

 

Terere

Ainda como forma de integrar interessados num mesmo assunto, o médico veterinário Ricardo Itiro Miayata Andreatta (à esq. na foto), 27 anos, criou o espaço destinado aos apreciadores do terere, bebida preparada com erva-mate e água gelada. Atualmente residente em Campo Grande/MS, onde o consumo da bebida é intenso, o penapolense nomeou a página de "Galera do Terere - Penápolis", onde aproveita para dar dicas de como degustar a bebida. Com cerca de dois anos e meio de criação, a página reúne atualmente 260 integrantes. "Todos que me conhecem sabem que sou um grande apreciador de terere, mas como a bebida não tem muita popularidade em Penápolis, não pensei que tantas pessoas fossem fazer parte dela", contou Ricardo. Ele disse se surpreender também com o interesse das pessoas pelo assunto. "Começaram a surgir enquetes sobre as preferências e complementos usados na bebida, ou seja, virou um espaço para troca de opiniões e idéias que acaba aproximando pessoas que não se conheciam", finalizou Ricardo. (AR)

 

O que é Orkut?

 

O Orkut é uma rede social virtual, formada por comunidades e membros. Projetada pelo engenheiro Orkut Büyükkokten, o sistema é afiliado ao Google e foi lançada em 2004. A novidade foi um sucesso e se tornou uma grande teia de pessoas ligadas pelos mais variados motivos: amizade, interesses profissionais, gostos e opiniões. Para fazer parte da rede, é preciso receber por e-mail o convite de alguém que já é cadastrado. Depois é só acessar o site (www.orkut.com), criar uma conta de e-mail no gmail e acessar a página, montando o perfil. O espaço virtual contém álbum para publicação de fotografias e formulários que possibilitam ao internauta informar sobre sua vida social, profissional e pessoal. Porém, a facilidade para criar a página permite que curiosos e mal intencionados elaborem perfis falsos e circulem pelas páginas. Vale lembrar que o conteúdo exposto é visto em todo o mundo e as fotos podem ser copiadas por qualquer pessoa da rede. (AR)

 

Confira descrições retiradas de algumas comunidades encontradas no Orkut:

 

Eu conheço alguém de Penápolis

"Todo mundo conhece alguém que conhece alguém de Penápolis!!! Incrível, uma cidade de pouco mais de 60 mil habitantes tão falada e conhecida por alguém que conhece alguém, que também conhece alguém de Penápolis. Vc aí, conhece???"

 

Penápolis - a cidade dos buracos

"Pô gente, o Prefeito Jaum Luiz fez a gente perder um patrimônio histórico de nossa cidade.

Depois de 1 ano e 5 meses ele consertou o buraco, praticamente ele tampou um CANYON.

Galera, antes de tudo, vou fazer uma pergunta, se a resposta for "SIM", você deve entrar, se for "NÃO", você também deve entrar (só para nos ajudar blz). Você já passou por Penápolis?

Se a resposta foi "SIM" então você sabe, que essa CIDADE tá um nojo, nunca vimos tantos BURACOS, em uma só cidade.

Tá demais, gente, se você desviar de um buraquinho, você cai dentro de um buracão"

 

Penápolis - só quem foi

Essa comu é p/ o pessoal q foi jogar em Penápolis, foi se divertir,fazer amizades e tudo mais. Saudades de tudo e de todos!!"

 

Eu odeio quem odeia Penápolis

"Se você é daqueles que odeia quem diz odiar Penápolis por isso e aquilo, porém sempre está de volta na cidade;

Reclamam de tudo, das festas, da cidade mas a saudade é grande e sempre há uma desculpa para voltar?

Esta é a nossa comunidade, pois, Amamos Penápolis!!!"

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade