Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/12/2012

NATAL: Comerciantes apostam nas “compras de última hora”

Rafael Machi
Detalhes Notícia
A inadimplência tem crescido nos últimos meses em Penápolis, mesmo assim é os comerciantes esperam aumentar as vendas de Natal

DA REPORTAGEM

Faltando menos de duas semanas para o Natal, os comerciantes locais acreditam que as vendas neste fim de ano crescerão nos próximos dias, pois muitas pessoas deixam para fazer suas compras, mais próximo do feriado e também para aproveitar o 13º salário. A exemplo do ocorrido em 2011, a perspectiva é de que as vendas para 2012 cresça cerca de 20% em relação ao ano passado. Para se ter uma ideia deste aumento, entre os dias 1 e 26 de dezembro de 2010, o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) de Penápolis registrou pouco mais de 7,5 mil consultas ao crédito de consumidores. Em 2011 este número subiu para 8,5 mil consultas, o que representa uma boa perspectiva para os comerciantes, que acreditam na melhora aquisitiva do penapolense. Segundo o gerente comercial Edson Luís Pacheco, é comum ocorrer uma melhora intensa no comércio local dias antes do Natal. “As pessoas hoje fazem mais pesquisas de preço e estão mais exigentes na hora de escolher o presente, por isso analisam melhor a qualidade de produtos, além do valor, então acabam deixando as compras para os últimos dias, quando já sabem o que querem comprar”, comentou. A vendedora Elisa de Carvalho Lopes também acredita que as vendas de fim de ano melhorem nos próximos dias. “É comum as pessoas comentarem sobre produtos que viram em outra loja, é sinal de que estão pesquisando. Além disso, algumas sempre deixam para fazer compras na última hora para aproveitar o 13º salário, este ano não será diferente, melhorando de agora para frente, as vendas no comércio”, ressaltou. Com objetivo de motivar as compras de Natal, muitos comerciantes têm apostado na oferta de descontos para as compras à vista ou no cartão de crédito. Quem passa pelas lojas de Penápolis pode perceber que os anúncios de ofertas e taxas de juros zero no pagamento com o cartão são grandes, o que pode motivar o cliente e facilitar a vida do comerciante, que sofre menos riscos de calote, o que gera a inclusão no banco de devedores do SCPC.

Inadimplência
Mesmo com os incentivos ofertados pelos comerciantes para que os clientes comprem com facilidade e sem os riscos de terem seus nomes incluídos no SCPC, muitos penapolenses têm deixado de cumprir com suas obrigações financeiras nos últimos meses. Em novembro, por exemplo, o total de devedores foi de 710, número bem acima dos 489 registrados no mês de outubro. Para se ter ideia do aumento significativo, em novembro de 2011, o serviço fechou o mês registrando 558 devedores. As exclusões também têm seguido a linha do negativismo, já que também apresentaram queda. No mês passado foram apenas 341 exclusões, e em outubro 388. Se compararmos os números do ano passado, torna-se perceptível esta diminuição, já que foram totalizadas 370 exclusões do banco de devedores. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade