Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/07/2007

Números: IBGE conclui contagem populacional nos próximos dias

Detalhes Notícia

Os trabalhos da Contagem Populacional e Censo Agropecuário que estão sendo realizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) devem terminar nos próximos dias. Segundo o chefe da agência em Penápolis, Mário Sergio de Alencar (foto), os setores que ainda estão em andamento na Contagem devem ser concluídos no fim de semana, assim como o Censo Agropecuário. “A cidade foi dividida em 89 setores, sendo que 75 foram concluídos e os outros 14 estão em andamento”, contou Mário. O prazo estipulado pela central é de que os recenseadores concluam o trabalho até a próxima terça-feira, 31.

“A finalização está acontecendo dentro do previsto e se continuar assim não haverá atraso”, comentou. O coordenador das atividades disse ainda que a chuva pode atrapalhar um pouco o trabalho na zona rural, mas que por enquanto o processo está normalizado. Cinco recenseadores atuam na zona rural, enquanto, na cidade, dos 27 contratados, somente dez estão trabalhando, já que os demais finalizaram a contagem nos setores que lhes foram designados. A maioria que terminou o serviço foi dispensada, enquanto outros optaram por continuar o trabalho em cidades onde a contagem está atrasada. “Tivemos quatro casos de recenseadores que aceitaram propostas para atuar na região de Sorocaba”, revelou Mário, que pediu ainda a colaboração da população para que a contagem seja concluída. “Quem ainda não foi recenseado pode entrar em contato conosco pelo telefone 3652-2154, para verificarmos se o recenseador não encontrou nenhum morador na residência na ocasião da visita”, recomendou. Como os dados da contagem são simples, sendo apenas nome completo dos moradores, data de nascimento e onde residiam em 31 de julho de 2000, ano do último senso, a pessoa poderá informar estes dados em poucos minutos.

Após o término, a central instalada em São Paulo, e para onde são enviados todos os dados, enviará uma listagem de endereços a serem visitados novamente. O coordenador explicou que esta é uma medida de fiscalização para verificar se não houve omissão ou inclusão indevida de moradores. “O próprio sistema sorteia estes endereços e repetimos a visita confirmando os dados”, disse.

Ainda segundo Mário, na próxima semana será possível saber o resultado das pesquisas. Dados do último censo, em 2000, estabelecem o número de habitantes na cidade em 54.635.

 

Contagem

Esta é a segunda edição do censo, lançado em 1996 e realizado entre os dois censos demográficos, feitos a cada 10 anos. A pesquisa difere-se do censo demográfico porque coleta poucos dados, sem verificar, por exemplo, grau de escolaridade, religião e informações para um perfil minucioso. A contagem teve inicio na segunda quinzena de abril em cidades com número de habitantes inferior a 70 mil, sendo que, na região, 43 municípios se enquadram nesta categoria. Os novos dados possibilitarão atualização nos patamares de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios, baseado justamente no número de habitantes. As informações servirão ainda para que ministérios e secretarias estaduais e municipais possam formular e implementar políticas públicas, além de subsidiar diversas campanhas.

 

Rural

Já o Censo Agropecuário está em sua 10ª edição, sendo que o último aconteceu em 1996. Este é o balanço mais completo já realizado na zona rural e o extenso questionário solicita informações para um levantamento completo sobre a estrutura produtiva, pedindo dados como área, número de trabalhadores, criação de animais, máquinas e equipamentos, fontes de energia elétrica, técnicas agrícolas, uso de agrotóxicos e destino das embalagens, agricultura orgânica e uso de sementes, entre outras questões. As informações servirão de base para que o governo federal elabore programas de desenvolvimento sustentável, entre outros. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade