Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/06/2012

Núcleo de Teatro participa do Mapa Cultural Paulista

Divulgação
Detalhes Notícia
Atores do Núcleo de Teatro de Penápolis se apresentam neste final de semana em São Paulo no Mapa Cultural Paulista

DA REPORTAGEM

Neste fim de semana 12 atores do Núcleo Municipal de Teatro de Penápolis participam do festival de dança do Mapa Cultural Paulista 2011/2012, realizado no teatro Sérgio Cardoso, localizado no centro de São Paulo. O grupo conquistou a participação do evento ao vencer, em julho do ano passado, a fase regional do festival, competindo com diversas academias da região. A dança apresentada pelo grupo, intitulada como ‘El Pêndulo’, é uma adaptação de um trecho do espetáculo ‘Enon’, que  também é representado pelo grupo. Segundo o diretor artístico Luiz Colevatti, a dança apresentada na fase regional tem cerca de 10 minutos e possui características do cotidiano. “Falamos sobre o tempo, o fato das pessoas sempre se basearem nele para realizarem suas atividades, se tornando quase ‘escravos do relógio’”, comentou. Na fase estadual, o grupo de atores do Núcleo fez uma adaptação da música “Trem das Onze”, de Adoniram Barbosa. Colevatti explica que a escolha ocorreu através de uma das exigências da comissão organizadora, que a música apresentada deveria ser de um autor nascido no estado de São Paulo. “A música não foge do nosso tema, afinal ela fala sobre o tempo e algumas limitações que ele causa em nosso cotidiano, por isso achamos interessante esta adaptação”, explicou. A Coreografia foi elaborada por Rômulo Marques e Júnior Albuquerque, o figurino foi reaproveitado de outras apresentações, passando por modificações e adaptações. “As roupas foram pintadas e modificadas de acordo com cada personagem, fazendo com que elas ganhassem o efeito que queríamos”, ressaltou.

Preparação
Colevatti explica que os atores também tiveram que passar por grandes treinamentos para a apresentação, pois é necessária muita técnica de dança. Segundo ele, a apresentação conta com uma mistura de música clássica, hip hop, entre outros estilos, o que se fez necessário explorar o potencial dos atores. “Tivemos que pegar o melhor de cada um na dança para que pudéssemos explorar suas habilidades; acima de tudo, eles são atores, assim a dança e a música é necessária uma preparação maior para que tudo saia conforme o esperado”, disse. Os atores participantes da apresentação no Mapa Cultural têm idade entre 15 e 26 anos e suas participações não ficarão restritas à capital paulista. O grupo fará apresentações em três cidades do Estado, onde levarão seu trabalho através da Secretaria de Estado da Cultura por meio da continuidade do projeto do Mapa Cultural, o que representa uma grande conquista para o diretor no Núcleo de Teatro. “É uma grande oportunidade para estes atores, tenho alguns que nunca se apresentaram em um palco profissional, então será uma ótima oportunidade para se aprimorar”, disse Colevatti. Além da apresentação no teatro Sérgio Cardoso, o grupo participará de um workshop com grandes nomes da dança no Brasil, como Frank Ejara, falando sobre a dança Urbana Locking; Ricardo Scheir com técnicas do Ballet Clássico e o coreógrafo Jean Abreu, que dará dicas aos participantes sobre assimilação de movimentos no corpo que dança. “É claro que isso não ficará limitado aos atores do grupo, mas será passado também para todos, afinal um bom ator não representa somente, mas também tem que possuir técnicas de dança, música, entre outros”, ressaltou.

Núcleo de Teatro
Os atores do Núcleo Municipal de Teatro vêm conseguindo grande destaque, o que é considerado por eles e pelo diretor motivo de orgulho. “Procuramos trabalhar com os atores, em primeiro lugar, a responsabilidade social através de boas notas na escola, bons comportamentos, enfim, queremos que eles tenham acima de tudo qualidade de vida, para depois trabalharmos a arte que existe em cada um deles”, comentou. Os trabalhos promovidos pelos atores também ganham destaque perante a população através de apresentações na cidade. Durante a Festa Junina Popular, o grupo fará a apresentação da dança em destaque no Mapa Cultural, o ‘Trem das onze’. O grupo se apresentará na abertura dos Jogos Regionais, em 20 de julho, onde levarão para as pessoas a apresentação do espetáculo ‘Enon’. “Temos recebido um grande apoio da prefeitura para levarmos nossos trabalhos para a população, mostrando que a arte deve estar em todo o lugar para que a cidade consiga grandes conquistas na cultura, isso é de fundamental importância”, finalizou Colevatti. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade