Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/02/2011

Município é o segundo em casos de dengue na região

DA REPORTAGEM

De acordo com CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) da Secretaria de Estado da Saúde, o município de Penápolis computou 1.477 casos de dengue em 2010 e um caso de morte em decorrência de dengue hemorrágica. Durante este ano, a cidade ainda não registrou nenhum caso da doença, o último foi no dia 26 de outubro do ano passado, de acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, porém na primeira quinzena do ano, já registraram 43 novos focos do mosquito num raio de 50 quadras. Segundo o chefe da Vigilância epidemiológica e Sanitária de Penápolis, Vlademir Marangoni, a prevenção é a melhor forma de se evitar a proliferação da doença. “A colaboração dos munícipes é de fundamental importância para nos ajudar no controle dos focos, se a população fizesse a sua parte, teríamos menos problemas com relação a esta doença”, garantiu. Marangoni explicou que os casos de focos não são somente em lugares expostos às chuvas, mas em locais dentro de casa, como vasilhas que servem de bebedouro para os animais, bandeja externa de geladeiras e pratos de plantas. “Estes são lugares comuns para se encontrar focos. Isso ocorre por que as pessoas não têm tanta preocupação e pensam que estão livres dos criadouros”, comentou. Ele informou que a melhor maneira de combater as larvas destes lugares é através de uma limpeza periódica. Quanto aos bebedouros de animais, recomendamos que se lave com uma esponja, pelo menos, duas vezes por semana. “Quanto as bandejas de geladeiras e pratos de plantas, o ideal é lavar uma vez por semana, e colocar uma colher de detergente, que é mais eficaz e mais barato que a água sanitária, já que ela é volátil e evapora rapidamente”, explicou.

Região
Em toda a região de Araçatuba foram computados 17.862 casos, entre autóctones (casos do município) e importados o que representa 10,5% do total registrado no Estado de São Paulo. Guararapes possui o terceiro maior índice de casos de dengue com 949 registrados. Andradina vem em quarto com 740 casos e Birigui é a quinta no ranking com 739 casos de dengue confirmados em 2010. (Rafael Machi) 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade