Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/07/2008

Mesmo com cana, produção diversifica em São Paulo

Os quatro primeiros pólos regionais do ranking estadual do valor de produção agropecuária (VPA) de 2007 tiveram como principal produto a cana-de-açúcar que, em 10 dos 16 pólos, foi o produto de maior valor regional. No Pólo da Alta Mogiana (com sede em Colina), líder do Estado, o valor da cana correspondeu a 65,2% do VPA da região. O levantamento foi feito pelos pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA) que, assim como os pólos, é ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Apta/SAA).
Mesmo com a cana, no entanto, os seis pólos que não tiveram o produto como principal no seu VPA, em 2007, mostram a capacidade de diversificação do Estado e o quanto ela é bem-sucedida. O Pólo Sudoeste Paulista (Capão Bonito) teve o milho como destaque, detendo 17,4% do VPA regional; a sede (Campinas), o ovo, com 11,9%; Alta Sorocabana (Presidente Prudente), a carne bovina, com 43,1%; Leste Paulista (Monte Alegre do Sul), 13,6% na laranja para indústria; Vale do Ribeira (Pariquera-Açu), com a banana, 63,8%; e Pólo Vale do Paraíba (Pindamonhangaba), a carne bovina - 33,9%.
A região Centro-Norte lidera no grupo de frutas frescas, a Sudoeste Paulista nos de grãos e fibras e de olerícolas, a Centro-Sul no grupo de produtos animais e a Alta Mogiana nos produtos para indústria. Destaca-se a elevada participação relativa do Pólo do Sudoeste Paulista na produção de grãos e fibras (28,5%) e de olerícolas (31,3%).

Pólos
Os Pólos Regionais de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios (PRDTA) foram criados pela Lei Complementar número 895, de 18 de abril de 2001, e compõem-se, juntamente com os institutos, de unidades de pesquisa e desenvolvimento de abrangência regional focados nas cadeias de produção dos agronegócios locais.
São 15 Pólos, mais a sede, em Campinas, vinculados ao Departamento de Desenvolvimento Descentralizado (DDD) da Apta. Os pólos estão inseridos em regiões com realidades sociais e econômicas e características de solo e clima bastante distintas. (A/I Secretaria de Agricultura)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade