Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/09/2012

Mesa redonda estuda alternativas para acabar com moradores de rua

Foi realizada na Prefeitura de Penápolis no último dia 30, uma Mesa Redonda com a participação de representantes do poder público municipal e representantes de entidades ligadas à saúde e à assistência social para discutir e apontar alternativas para a questão do crescimento do número de moradores de rua. O encontro, que  reuniu 35 profissionais, durou cerca de quatro horas.
O convite para a Mesa Redonda foi proposto e organizado em conjunto pelas Secretarias Municipal de Governo, Assistência Social e Saúde. Participaram integrantes da Associação Unidos pela Vida, Sincomercio, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros, A.A. (Alcoólicos Anônimos), Unisam (Unidade de Saúde Mental), Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), SOS (Serviço de Obras Sociais), Caps (Centro de Atenção Psicossocial), Pastoral da Criança, Câmara de Vereadores, NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Sasc (Secretaria de Assistência Social e Cidadania), CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializada da Assistência Social) e Vigilância Sanitária Municipal.
Apesar de desenvolver ações voltadas a este segmento, a equipe da Sasc tem encontrado dificuldades para solucionar a questão, já que a maioria das pessoas encontradas nesta situação não quer deixar a rua para tentar a reinserção social, seguir tratamento para deixar o vício do álcool e outras drogas.
“Esta foi a razão de chamarmos os demais organismos da sociedade para colaborar conosco neste processo”, comentou a titular da Sasc, Aparecida Roeda Garcia Zambrosi.
“Além da questão de falta de moradia, o que nos preocupa seriamente é o problema do consumo de álcool e outras drogas por parte deste público, o que é unânime, tendo em vista que o alcoolismo é a terceira doença que mais mata atualmente”, acrescentou.
Durante as atividades desenvolvidas, entidades que lidam diretamente com esta população, como o SOS, por exemplo, apresentaram os projetos existentes e o funcionamento de cada um deles. Também foram apresentados aspectos da Politica Nacional para Inclusão Social da População em Situação de Rua, dando embasamento para a apresentação de soluções, e exposto o quadro atual do município.
Também foram discutidos assuntos ligados ao processo de internação dos usuários de drogas e álcool, prevenção de Aids/DSTs, a aplicação e fiscalização da Lei Antialcool e serviços público de abordagem, apoio e conscientização junto aos moradores de rua.
Ao final do encontro, ficaram evidenciados como pontos principais da Mesa Redonda  a capacitação para articulação de rede e para profissionais; fluxo de atendimento do público alvo; identificação dos ativos, disseminação e divulgação das ações realizadas pelos parceiros e comunidade como um todo.
Foram ainda elencadas quatro respostas ao primeiro encontro sobre o tema, que são a Capacitação para Enfrentamento ao Crack (já em andamento pelo município) em articulação com o Conselho Municipal Anti Drogas; sugestão para formação de uma comissão onde as secretarias sejam representadas pelos secretários que tem poder de decisão e mais um suplente; marcação de reunião com o Hospital Espírita, Pronto Socorro e  SOS para receber os moradores de rua.
A próxima reunião dos participantes da referida Mesa Redonda foi marcada para o próximo dia 16, uma quarta feira, às 07h30, no mesmo local, a Sala Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (piso superior do Paço Municipal).

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade