Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/11/2011

MELHORIAS: União do Ensino Médio e Etecs, beneficiará alunos

Rafael Machi
Detalhes Notícia
A gestora executiva da Rede de Ensino Médio Técnico, Lúcia Helena e o diretor do Colégio Agrícola, Paulo Teixeira, explicam os benefícios do projeto

DA REPORTAGEM

 

Um encontro realizado ontem entre profissionais da educação marcou o início do Projeto de Integração entre a Secretaria Estadual da Educação e a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Ceetps (Centro Estadual de Educação Tecnológica ‘Paula Souza’). Professores, supervisores, diretores e coordenadores, se encontraram na Escola Técnica Estadual "João Jorge Geraissate", o Colégio Técnico Agrícola. O projeto tem como objetivo possibilitar aos alunos do Ensino Médio das escolas estaduais realizarem um curso no Ensino Técnico das Etcs paralelamente, ao ensino regular, o que possibilitaria uma melhor preparação para o mercado de trabalho e até mesmo para o ingresso em uma faculdade com um curso do ramo.

Os participantes – representantes de 22 municípios - acompanharam as explicações do projeto feitas pela supervisora estadual do Ceetps, Ivone Marchi Lainetti Ramos. Segundo a gestora executiva da Rede de Ensino Médio Técnico, Lúcia Helena Lodi Rizzini, a parceria funcionará como uma extensão ao ensino proporcionando aos alunos da rede estadual.

O projeto iniciará no ano que vem nos municípios onde existem as Etecs. Penápolis só poderá participar do projeto em 2013, pois o Colégio Técnico Agrícola se localiza a 12 quilômetros da cidade. "O projeto prevê início imediato nas cidades onde a Etec está a um quilômetro da escola estadual. Para Penápolis precisamos estudar diversas medidas, como a viabilização de transporte para os alunos e reforço na merenda escolar, pois eles passariam o dia todo no local", revelou. Para o diretor do Colégio Agrícola de Penápolis, Paulo Eduardo Teixeira, o projeto trará melhorias na qualidade de ensino, já que seria uma ocupação a mais para o aluno, além da possibilidade de terminar o ensino médio com uma especialização técnica.

"Com a oportunidade do curso técnico em horário paralelo ao ensino médio, eles poderão colocar em prática tudo o que estão apreendendo na escola, o que possibilita que tenham maior reforço nos conteúdos vistos em sala, consequentimente melhor desempenho profissional", ressaltou.

 

Etec

Ainda segundo Lúcia Helena, 85% dos alunos do Ensino Médio estudam na rede estadual, tendo apenas 15% acesso em uma Educação Técnica. "Com o novo projeto, teremos a criação de novas vagas nas Etecs, fazendo com que os interessados possam realizar seus cursos de forma a melhorar seu currículo, deixando-o cada vez mais competitivo no mercado de trabalho", enalteceu. O Colégio Técnico Agrícola de Penápolis conta atualmente com 350 alunos matriculados nos diversos cursos, sendo 170 internos (que permanecem em alojamentos durante toda a semana, retornando para suas cidades após os períodos de aulas). Localizado no bairro Lageado, o colégio possui uma área de 248,88 alqueires, e oferece uma grande estrutura dividida em administração, salas de aulas, refeitório, alojamentos, laboratórios, almoxarifados, piscicultura, hortas convencional e orgânica; áreas de plantio como milho, soja, sorgo, café orgânico, cana de açúcar, maracujá, citros; e criação de animais bovinos, suínos, ovinos, aves e coelhos.

As pessoas ainda podem ter acesso aos cursos de Técnico em Agropecuária, Técnico em Agronegócios, Técnico Florestal, Técnico em Informática e Produção de Cana-de-Açúcar, além do Ensino Médio Regular e Integrado. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade