Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/02/2008

Mais Saúde: Comunidade ganha ambulatório de nutrição

Detalhes Notícia

Desde agosto do de 2007, a população penapolense conta com o atendimento especializado do Ambulatório de Nutrição, que é mantido pela Prefeitura de Penápolis e funciona em uma sala própria nas dependências da Santa Casa.
A iniciativa de criar o ambulatório partiu da nutricionista da Prefeitura, Mirella Ramos Nogueira e da nutricionista da Santa Casa, Cláudia Slavez,  que juntas, perceberam a incidência de doenças de origem nutricional tanto em crianças quanto em adultos, que podem ser eliminadas ou controladas por um cardápio alimentar individualizado. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. De segunda, quarta e sexta-feira, a nutricionista da Santa Casa, Claúdia Slavez, atende os adultos que são encaminhados pelos médicos dos postinhos de saúde. Na terça e quinta-feira, as crianças são atendidas pela nutricionista Mirella Nogueira. Nesse caso, o atendimento é prioritário às crianças que consomem merenda escolar, sendo alunos da rede municipal e estadual de ensino, incluindo as creches.

Atendimento
Os médicos dos postinhos de saúde encaminham para o ambulatório de nutrição pessoas que precisam de uma dieta alimentar como hipertensos, diabéticos, gestantes de risco, obesos e outras doenças de origem nutricional.
A pessoa passa por uma avaliação nutricional que inclui medição de peso, altura e se necessário, exames laboratoriais. Então são feitos a orientação nutricional e o cardápio individualizado. No caso das crianças, são atendidas aquelas que apresentam sintomas de obesidade, desnutrição e também problemas de comportamento ligado à alimentação, como, por exemplo, falta de apetite, sonolência e cansaço. “Cada unidade escolar recebeu guias de encaminhamento. Assim que a professora constatar alguns desses sintomas, a criança pode ser encaminhada ao atendimento no ambulatório e será feito um cardápio individualizado, de acordo com suas necessidades”, explicou Mirela. “A mãe ou responsável deve acompanhar o todo tratamento da criança, principalmente seguir o cardápio para eficácia do mesmo”, enfatizou a nutricionista.

Acompanhamento
Todo mês, as nutricionistas Cláudia e Mirela fazem um relatório que é passado para a Secretaria Municipal de Saúde e para a Secretaria Municipal de Educação. Nesse relatório mensal consta a quantidade de atendimento, avaliação da faixa etária, doenças prevalecentes, prescrição de suplementos, além de atividades físicas e a evolução do tratamento. O relatório de dezembro de 2007, por exemplo, aponta alguns dados importantes, como a prevalência de mulheres com obesidade (33%) e hipertensas (17,3%) no atendimento feito às pessoas adultas. Já no grupo de crianças atendidas, destacam aquelas com sobrepeso (20%) e cerca de 6% apresentam alergia a alguns alimentos como leite ou corante. Secom – PMP

Foto: A nutricionista Mirela faz orientação alimentar no Ambulatório de Nutrição

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade