Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/01/2012

Livrarias já estão prontas para o ano letivo de 2012

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Livrarias e papelarias já estão com o estoque reforçado para as vendas de materiais escolares deste ano

DA REPORTAGEM

Faltando pouco menos de um mês para o início de mais um ano letivo, livrarias e papelarias da cidade já estão prontas para atender o grande número de pais que desejam realizar a compra do material escolar de seus filhos. Pensando no aumento de público – típico nesta época do ano – os estoques já estão reforçados com materiais para atender as escolas e o público, oferecendo produtos atualizados sobre o que está em alta e na moda. Para a proprietária da Livraria e Papelaria Católica, Ana Maria Neves Vieira, a preparação para a “maratona de vendas” é muito importante. “Esta é uma época do ano em que as vendas aumentam muito, por isso já estamos com tudo pronto para atender aqueles pais que já desejam comprar alguns produtos, antecipando a lista de materiais”, comentou. Ela acredita que a movimentação este ano está sendo melhor que no ano passado. "Ampliamos nosso espaço para melhor atender nossos clientes, isso com certeza faz diferença na hora da escolha do consumidor, afinal ele não procura somente preços baixos, mas também comodidade", disse. Com relação aos preços, Ana Maria diz que os preços não sofreram grande aumento, fazendo com que os produtos se mantivessem com a mesma média de preço. “Estamos conseguindo manter preços bem agradáveis aos consumidores. Alguns produtos estão com preços mais baixos do que o ano passado, o que vai agradar muito os pais no momento das compras”, ressaltou. Ela ainda comentou que o momento da compra está sendo feito com bastante cautela por parte dos pais. “São consumidores exigentes, que querem qualidade, mas também querem economizar. Quando se trata de filhos pequenos, muitas vezes os pais até evitam trazê-los para terem mais liberdade no momento da compra. Porém, quando se trata de filhos mais velhos, na fase da adolescência, aí estes fazem questão de acompanhar os pais para que possam comprar aquilo que realmente lhes agradam”, comentou. As listas de materiais, segundo Ana Maria, são variadas e apresentam grandes diferenças conforme o grau escolar da turma. “Geralmente as maiores listas são das crianças menores, onde apresentam materiais mais coloridos e diversas opções que podem ajudar a despertar o lúdico delas. Já para as crianças maiores, ou até adolescentes, as listas costumam ser menores, com cadernos canetas e lápis, não variando muito”, enalteceu.

Dicas

O Procon (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor) orienta os pais para que possam comprar o material de seus filhos economizando e evitando problemas de última hora. De acordo com o órgão, antes de sair às compras, os pais devem verificar os itens que restaram do período anterior e avaliar se é possível reaproveitá-los. Vale a pena conferir os preços em bazares e nas grandes redes de lojas, que compram em maiores lotes e, com isso, conseguem um menor preço de revenda. Outra dica é reunir um grupo de amigos para comprar o material escolar. Algumas lojas concedem descontos para compras em grandes quantidades. É importante esclarecer que a escola não pode solicitar a compra de materiais de uso coletivo, como material de higiene e limpeza; cobrar taxas para suprir despesas com água, luz e telefone; exigir a aquisição de produtos de marca específica; determinar a loja ou livraria onde o material deve ser comprado. A nota fiscal deve ser fornecida pelo vendedor. Em caso de problemas com a mercadoria é necessário apresentá-la, portanto, exija sempre este documento. Ao recebê-la, cheque se os produtos estão devidamente descritos e recuse quando estiverem relacionados apenas os códigos dos itens, pois isso pode dificultar a identificação. Compras em ambulantes e camelôs devem ser evitadas. Apesar de o preço ser mais em conta, eles não fornecem nota fiscal, o que pode dificultar a troca ou assistência do produto se houver necessidade. Ainda segundo o Procon, a escola não pode exigir a aquisição de produtos de marca específica; determinar a loja ou livraria onde o material deve ser comprado.

Uniforme Escolar

Outro item importante é quanto ao uniforme escolar. Somente se a escola possuir uma marca devidamente registrada poderá estabelecer que a compra seja feita na própria escola ou em outros estabelecimentos pré-determinados. A escola deve adotar critérios para a escolha do uniforme levando em conta a situação econômica do estudante e de sua família, bem como as condições de clima da cidade em que a escola funciona. O modelo do uniforme não pode ser alterado antes de transcorridos 05 anos de sua adoção. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade