Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

31/07/2012

Linha azul e vermelha: Divisão de linhas de ônibus ainda é dúvida para usuários

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Dúvidas sobre horário de transporte coletivo na linha vermelha e azul ainda persistem em moradores

DA REPORTAGEM

 

Usuários do transporte coletivo de Penápolis que ainda não estão totalmente habituados com os horários de passagem dos ônibus pelos pontos, principalmente da linha azul – que passa pelo bairro Cidade Jardim, reclamam da falta de informações. Eles alegam que há muita confusão com relação ao tempo entre uma passagem e outra.

De acordo com a munícipe Rosa Viana de Souza, 45 anos, a dificuldade é que quando um ônibus passa pelo bairro, o tempo para que outro passe é muito longo, e acaba atrapalhando as pessoas chegarem a seus destinos. Segundo ela, na semana passada precisou do transporte coletivo para ir ao centro da cidade, mas não tinha informações sobre os horários que o ônibus passava no ponto próximo de sua residência, obrigando-a esperar muito tempo no local. "Antigamente sabíamos que o ônibus passava na hora exata e facilitava para o passageiro, às 08h00, 09h00, 10h00 e assim sucessivamente, os horários eram definidos corretamente", comentou.

A reclamação da munícipe é que com a nova forma de tráfego do transporte coletivo, quem precisar utilizar a linha azul não tem a informação de quando o próximo ônibus passará. "Outro dia peguei o ônibus no centro da cidade e fui até o ponto próximo de minha casa, chegando por volta das 12h00, quando precisei voltar, por volta das 13h00, o ônibus passou somente as 13h30. Questionei o motorista e ele informou que o problema era por causa da nova rota da linha".

Para tentar esclarecer estas dificuldades a reportagem do DIÁRIO, procurou o encarregado do transporte público de Penápolis, Fernando Catelan do Nascimento, que informou que na verdade a população não se atenta para os horários e trajetos feitos pela linha azul. Ele explicou que diferentemente das demais linhas, a azul não passa no bairro a cada 40 minutos, mas num intervalo de uma hora e vinte minutos, devido ao baixo movimento registrado nos bairros Cidade Jardim e Jardim Del Rey.

Divisão de Cores

Fernando ressaltou que esse tempo entre uma passagem e outra do ônibus no bairro Cidade Jardim, ocorre porque o mesmo veículo que faz o trajeto da linha azul também é utilizado para a linha vermelha. Ao sair do terminal urbano, anexo ao rodoviário, o ônibus vai para a Cidade Jardim e em seguida para o centro da cidade, retornando ao terminal depois de 40 minutos. Ao concluir este trajeto, o mesmo ônibus sai novamente do terminal e vai para o Jardim Del Rey, passando pelo centro e retornando ao local de saída, também no prazo de 40 minutos, repetindo a ordem durante todo o dia. "Desta forma, ao passar por um destes bairros, o passageiro deve saber que o próximo transporte será dentro de uma hora e vinte minutos. O movimento de passageiros na Cidade Jardim e Jardim Del Rey, é muito inferior aos demais bairros da cidade, por isso tivemos que fazer essa divisão do mesmo ônibus, diferentemente dos demais onde a circulação de passageiros é maior, havendo necessidade de transporte a cada quarenta minutos", ressaltou. Com objetivo de facilitar para o passageiro, os motoristas da linha vermelha e azul - o mesmo ônibus - disponibilizam informativos impressos para que as pessoas saibam corretamente os horários de circulação da respectiva linha e de toda a frota do transporte coletivo municipal. "As pessoas podem esclarecer dúvidas através do telefone 3652-8794, com os próprios motoristas e os funcionários que trabalham na orientação de passageiros no terminal urbano recém-construído", disse.

Fernando reconhece que existem mesmo estas dificuldades que tem gerado dúvidas aos passageiros, principalmente àqueles de outras cidades ou que não estão habituados ao transporte coletivo, razão pela qual a administração do serviço está estudando novos meios de facilitar a vida dos passageiros destas duas linhas. Por mês, circulam cerca de 11 mil passageiros nas seis linhas existentes na cidade. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade