Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/07/2013

Lei proíbe a utilização de amianto na construção civil em Penápolis

Secom-PMP
Detalhes Notícia
O amianto é uma fibra mineral presente principalmente em telhas e caixas d’água

O prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, sancionou a Lei Municipal nº1917, de 11 de junho de 2013, aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores, que dispõe sobre a proibição do uso de materiais utilizados na construção civil que têm em sua composição o amianto. A referida lei municipal proíbe em todo o município de Penápolis, seja na construção civil pública ou privada, a utilização de materiais, elementos construtivos e equipamentos constituídos de amianto.

O amianto ou asbesto é uma fibra mineral presente em telhas, caixas d´água, componentes de freios para veículos, revestimentos de máquinas e alguns tipos de material plástico. A inalação do amianto é considerada extremamente nocivo à saúde, causando diversos tipos de doenças pulmonares, inclusive câncer de pulmão. O principal grupo de risco são os trabalhadores que extraem a matéria-prima ou fabricam produtos com ele, porém, os operários da construção civil que manuseiam o material também correm o risco de inalar as fibras. Já para quem tem caixa d´água ou telha de amianto, não há estudos comprovados da ocorrência de intoxicação.

 

Doenças

As principais doenças causadas pelo contato direto com a fibra de amianto são: câncer de pulmão; mesotelioma de pleura (tumor maligno no tecido que reveste o pulmão); mesotelioma de peritônio (tumor maligno no tecido que reveste o estômago) e abestose (surgimento de cortes e cicatrizes no pulmão). Estas doenças podem demorar de 10 a 40 anos para se manifestar, mas muitas vezes podem ser fatais. Por isso, em vários países, o amianto é proibido.

Sendo assim, por meio da lei municipal nº 1917/13, a Prefeitura de Penápolis vinculará, quando couber, a expedição de documentos para controle da atividade de obras e edificações, a um termo de responsabilidade assinado pelo responsável técnico da obra.

 

Multa

Caso seja constatado o descumprimento da lei municipal, o infrator deverá pagar multa de 600 UFP (Unidade Fiscal de Penápolis), que atualmente corresponde a R$1.542,00, podendo ser dobrado o valor se persistir a desconformidade.

Vale ressaltar que qualquer pessoa é apta para fazer a denúncia do descumprimento da lei ao órgão competente. O executivo municipal regulamentará a lei no prazo de 120 dias. Secom – PMP

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade