Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/05/2008

Juventude: Penapolenses participam pela primeira vez de conferência

No último mês de abril, entre os dias 27 e 30, aconteceu em Brasília/DF a 1ª Conferência Nacional da Juventude. Penápolis teve dois representantes no evento: Eliane Soares Pereira e Marciano Novais, integrantes do Conselho Municipal da Juventude. Ambos tiveram a oportunidade de ajudar a debater políticas públicas para o setor junto a políticos, autoridades e outros milhares de jovens de diversas regiões do país. A eleição do Conselho Municipal da Juventude, ocorrida em outubro do ano passado, possibilitou que a cidade, pela primeira vez, pudesse participar ativamente das discussões nesta área. A formação do conselho se deu com a promoção do 1º Congresso Municipal da Juventude Penapolense, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude.
O evento representou um importante marco para a pasta, que a partir da atual gestão municipal passou a contar com a vertente Juventude em suas diretrizes de atuação. A oportunidade de representar a cidade num acontecimento do porte da Conferência Nacional entusiasmou os jovens indicados a participar. A funcionária pública Eliane Soares Pereira, 25 anos, atual presidente do Conselho Municipal da Juventude, considerou este um momento histórico. “Eu sempre atuei junto a movimentos ligados à juventude, como por exemplo a Pastoral da Juventude, porém esta oportunidade foi muito especial. Entramos para a história ao fazermos parte das discussões em Brasília”, comemorou. “O que mais nos orgulha é saber que outros jovens penapolenses, que no passado tanto lutaram pela causa, não tiveram a chance que nós tivemos após a criação do Conselho Municipal. Esses jovens de outrora veem agora realizado por nós o sonho de muitos anos atrás. O próprio prefeito João Luís dos Santos foi um destes jovens que militaram em movimentos da juventude e que ao longo dos anos construíram as bases para chegarmos onde estamos hoje”, comentou Eliane. “Acho que a iniciativa do Governo Federal em abrir espaço para nós discutirmos a política de juventude é muito louvável. Foi a primeira vez que isso aconteceu. E também o apoio da administração municipal que criou o Conselho Municipal e possibilitou nossa participação na Conferência Nacional”, completou.

Destaque
Eliane contou que entre as 22 prioridades votadas pelos mais de 2 mil delegados presentes na Conferência Nacional o destaque foi para a PEC nº 138-B/2003, que defende a inclusão da juventude no rol dos direitos sociais e políticos na constituição federal. “Tivemos também outros projetos que buscam construir uma política nacional de juventude como política de estado e não apenas de governo”, falou. Secom – PMP

Foto: Os representantes de Penápolis (Marciano, terceiro da esquerda para direita, e Eliane) entre delegados de outras regiões do país durante a Conferência Nacional

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade