Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/05/2015

Juiz deixa o Fórum de Penápolis e destaca carreira

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Adriano escreve semanalmente ao DIÁRIO DE PENÁPOLIS e aborda temas jurídicos e de destaque na sociedade

DA REPORTAGEM

Depois de seis anos atuando no Fórum da Comarca de Penápolis, o juiz da 2ª Vara, Adriano Rodrigo Ponce de Oliveira, teve sua transferência concretizada para o Fórum de Lins, cidade onde mora. Oliveira escreve às quintas-feiras artigo para o DIÁRIO DE PENÁPOLIS onde aborda diversos temas jurídicos e também sobre o cotidiano do magistrado. Para ele, poder atuar no município de Penápolis foi uma grande satisfação, já que garantiu estar feliz com o trabalho desenvolvido. “Fui muito bem acolhido pelo penapolense e sempre tive o respeito e o carinho de todos, o que me deixou muito satisfeito com o trabalho que pude desenvolver neste período, deixado o cargo com a certeza de missão cumprida”, comentou. Da mesma forma, Oliveira conquistou o carinho das pessoas pelo bom humor e também pela paixão explícita pelo Sport Club Corinthians, time pela qual não se cansa de mostrar os inúmeros objetos que possui em seu gabinete. “Acho que esta é uma de minhas marcas registradas, já que em meu gabinete há sempre inúmeras coisas que lembram o Corinthians, como bandeira, relógio, diversos enfeites. Aliás, minha primeira foto para um jornal quando cheguei em Penápolis foi justamente com a camiseta do Timão”, lembrou aos risos.

Desafios
Apesar do jeito descontraído, ele ressalta que os desafios de um juiz hoje em Penápolis são grandes, principalmente por conta do volume de processos acumulados nas Varas. “São muitos os processos que entram no Fórum diariamente, o que torna o volume de serviço muito grande e as Varas são acumulativas, então, quando você está trabalhando com um processo cível, você precisa parar para dar atenção a um criminal, o que acaba desgastando muitas vezes. Para que esta situação melhore, Penápolis precisaria passar por uma especialização em suas Varas, onde cada uma atuaria de forma mais específica”, disse.
Ele atuou ainda como Diretor do Fórum da cidade, outro período em que também enfrentou grandes desafios. “Hoje tenho a noção de que o trabalho de um administrador não é fácil. Você precisa de cautela para a realização de determinados trabalhos enquanto administrador. Foi o que aconteceu comigo em diversas situações com o governo do estado quando tive que controlar os gastos do Fórum, prestar contas e tantas ouras atribuições de um administrador”, ressaltou. Ainda sobre a área administrativa, Adriano lembrou de um dos momentos mais conturbados em que passou em Penápolis, sendo o início da crise da Companhia Açucareira de Penápolis, a Usina Campestre. “Foi bastante difícil porque eu tinha o desafio de ajudar os administradores da usina a buscarem uma solução para o pagamento de suas dívidas. Sabia que tudo aquilo estava acarretando em prejuízos para a cidade e, principalmente, para o trabalhador da empresa, que já estava sofrendo as consequências com atrasos de pagamentos”, revelou. 

Carreira
Adriano Rodrigo Ponce de Oliveira é natural de Cafelândia, mas foi em Itaquera, São Paulo, que começou a atuar ainda como delegado plantonista da 32ª Delegacia de Polícia, atuando posteriormente em pequenas cidades na região de Lins. “Eu vivi intensamente o período que estive na polícia, gostava muito e por causa disso não me identificava na área da magistratura”, revelou. Foi só em 2005, depois de ter feito um estágio na área, que Oliveira resolveu voltar aos estudos, desta vez com foco na magistratura, se tornando mais tarde Juiz de Direito.
Hoje ele divide seu tempo com as aulas de direito que ministra em uma faculdade de Lins, além de ser mestrado no Instituto Toledo de Ensino, de Bauru.
Por ser bastante comunicativo, Oliveira sempre é convidado para ministrar palestras e possui participação ativa junto à imprensa. Além de articulista no DIÁRIO, ele escreve para revistas de Lins e outras cidades. Já teve textos publicados em importantes revistas nacionais e possui um quadro jurídico em uma rádio também na cidade de Lins. Seu destaque o fez ser convidado para um bate-papo em um programa de entrevistas da Record News, onde expôs sua carreira e opinou sobre diversos assuntos jurídicos no âmbito nacional. Seu próximo projeto é o de escrever um livro também voltado para a área jurídica. “Este projeto ainda está em desenvolvimento. Tenho diversos materiais separados, mas ainda preciso me organizar para dar início às escritas”, comentou. “Tenho muito que agradecer à minha equipe do Fórum que esteve comigo neste período, aos amigos que fiz dentro e fora do Fórum, à imprensa, na qual sempre mantivemos uma relação de respeito e à cidade de Penápolis como um todo, que me acolheu. Vou trabalhar perto de casa, em Lins, mas terei sempre Penápolis como minha outra casa”, finalizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade