Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/12/2017

ISO 9001:2008 Daep recebe avaliação positiva de qualidade

Para avaliar a qualidade dos serviços prestados, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de P
Detalhes Notícia
Para avaliar a qualidade dos serviços prestados, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) passou por uma auditoria de supervisão entre os dias 27 de novembro e 01 de dezembro. Após a avaliação, o Daep obteve a recomendação para a

Para avaliar a qualidade dos serviços prestados, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) passou por uma auditoria de supervisão entre os dias 27 de novembro e 01 de dezembro. Após a avaliação, o Daep obteve a recomendação para a recertificação da norma ISO 9001:2008, que comprova a qualidade do sreviço prestado. 
A Norma ISO 9001:2008 define os requisitos mínimos que uma empresa deve ter para obter a certificação e possuir um sistema de gestão da qualidade compatível com os padrões internacionais. A norma ajuda as organizações a demonstrarem a qualidade dos seus produtos e serviços, além de atuar para agilizar os processos e torná-los mais eficientes. Entre os princípios da norma, estão foco no cliente, envolvimento de todos, liderança e a melhoria contínua dos serviços prestados.
Auditoria
Para a manutenção da norma, o Daep passou por uma auditoria em diversas áreas. O processo de auditoria tem o objetivo de colher evidências de conformidade com os requisitos. A avaliação foi realizada pela auditora Valéria Mendonça Gomes, da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, instituição gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
Durante a auditoria foi avaliado o desempenho do Sistema de Gestão baseado no escopo de água, esgoto e resíduos sólidos. A avaliação foi realizada por amostragem e evidenciou a capacidade do departamento em atingir os resultados esperados, incluindo os seus objetivos. 
Também foi evidenciado que o processo de análise crítica feita pela direção do Daep demonstra capacidade de assegurar a contínua adequação e eficácia do Sistema de Gestão. Além disso, foi comprovado que o programa de auditoria interna foi implantado e demonstra ser efetivo para a manutenção e melhoria deste sistema.

Resultado
De acordo com a auditora Valéria Mendonça Gomes, alguns aspectos relevantes demonstraram a efetiva manutenção do Sistema de Gestão. “Entre os aspectos estão o trabalho de Educação Ambiental realizado pelo Centro de Educação Ambiental; a contribuição do Daep para o município na participação em diversos conselhos; o comprometimento da direção com o Sistema de Gestão da Qualidade e o trabalho gratuito de limpeza de caixas d’água realizado no município todo”, afirmou a auditora.
Ao final do processo, a auditora concluiu que o Sistema de Gestão estava de acordo com os requisitos da NBR ISO 9001 e recomendou a certificação da Norma. “O serviço prestado para a população é muito bom. A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade na Norma ISO 9001 é muito reconhecida no mercado e o aprendizado pode ser usado tanto interno como externamente. A certificação da nova versão 2015 cujo prazo final é até 15 de setembro de 2018 depende do empenho de todos para o próximo ano”, finalizou Valéria Gomes.
Para o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o resultado da auditoria demonstra o comprometimento do departamento com a qualidade dos serviços prestados. “Saber que o Daep tem buscado a cada dia melhor sua gestão, deantro de um processo normatizado onde o foco está no cliente e nas partes interessadas como servidores, parceiros e fornecedores, é muito gratificante”, concluiu o presidente. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade