Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/06/2008

Imigração: Arata Assami recebe homenagem do Lions e Polícia Militar

O presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Penápolis, Arata Assami, recebeu recentemente duas importantes homenagens, sendo a primeira do Lions Clube de Penápolis e a outra do 2º Batalhão da Polícia Militar do Interior, sediada em Araçatuba. As homenagens foram em decorrência das comemorações de um século da imigração japonesa ao Brasil. No Lions a homenagem ocorreu no dia 20 de junho, durante a reunião festiva de posse da nova diretoria. Arata recebeu da presidente, Maria de Lourdes Medeiros Soares Gonzalez, um certificado em alusão à Colônia Japonesa pelo Centenário da Imigração no Brasil. O governador do clube, Carlos Eduardo Figueiredo enalteceu o trabalho e participação dos japoneses no crescimento de Penápolis e na integração do Lions Clube. Na oportunidade ele destacou as atuações dos ex-companheiros Kenji Arikawa, Kanemassa Idemori, Mitsuê Arikawa e os atuais participantes, Edgar C. Takano, Karina Sakumoto Rosa e Arata Assami.
Já em Araçatuba o cerimonial ocorreu no dia 27 de junho, no 2º Batalhão da Polícia Militar, em cerimônia cívica conduzida pelo comandante, tenente-coronel Paulo Arcanjo da Cruz e pelo comandante da Polícia Militar de Penápolis, capitão Paulo Augusto Leite Motooka. Dezenas de autoridades e convidados prestigiaram o cerimonial, quando Arata recebeu o Diploma de Gratidão daquela Corporação militar. Após a abertura, as tropas da PM, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil foram inspecionadas pelo presidente da ACNB Araçatuba, Takashi Kato, comandante Cruz, acompanhados pelo capitão Motooka.  Duas apresentações de danças japonesas abrilhantaram a cerimônia.
Ao falar aos presentes, o coronel Cruz relembrou a chegada dos primeiros imigrantes, no dia 18 de junho de 1908, quando ancorava no porto de Santos o navio Kasato Maru, após 52 dias de viagem. “Sabemos, através da história, das dificuldades de adaptação e das vicissitudes que nossos irmãos japoneses passaram, em uma terra distante, com costumes diferentes, enfrentando toda sorte de preconceitos e aceitando com humildade o pouco que lhes era oferecido. Era o choque entre as grandes diferenças culturais existente desde então entre o oriente e o ocidente”, destacou o comandante. Para ele, no inicio vários imigrantes trabalharam quase que em regime de escravidão, porém com o passar do tempo foram se adaptando e buscando frentes de trabalho, chegando então à região Noroeste do Estado de São Paulo, onde encontraram condições ideais para concretização do seu desenvolvimento. (SRF)

Foto: Arata Assami, durante a homenagem recebida em Araçatuba

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade