Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/09/2019

Hospital Espírita João Marchesi comemora 60 anos

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Hospital Espírita João Marchesi completou 60 anos de fundação nesta sexta-feira (06) e marcou a data com café da manhã

DA REPORTAGEM

O Hospital Espírita (HE) João Marchesi, de Penápolis, completou nesta sexta-feira (6) 60 anos de fundação e para comemorar a importante data diretores, funcionários e convidados se reuniram na sede do hospital para um café da manhã comemorativo. Participaram representantes de clubes de serviços, além dos Poderes Executivo e Legislativo de Penápolis.
Durante o evento, membros da diretoria do HE fizeram questão de ressaltar a importância do hospital para o município e também para a região, já que o HE atende mais de 40 municípios. “Hoje o Hospital Espírita é de grande importância para a alta noroeste. Nos tornamos referência para toda a região graças ao reconhecimento que as pessoas têm ao nosso trabalho”, comentou o membro da diretoria, Mário Abe.
O trabalho voluntário e a dedicação da equipe de colaboradores do HE também foram destacados pelo diretor José Luiz do Valle. Segundo ele todos os envolvidos são fundamentais para a garantia dos trabalhos prestados à comunidade. “Temos muitos grupos de voluntários que se dedicam ao HE, sem receber pagamentos financeiros, mas que recebem o pagamento através de gratidão por tudo o que fazem. Também temos que destacar nossos colaboradores, que se dedicam todos os dias para oferecerem um atendimento de qualidade. Se não fosse todos os envolvidos, a nossa entidade não estaria mais aqui”, enfatizou. 
Da mesma forma, o presidente do HE, José Paulo Lopes, também fez questão de ressaltar a dedicação de todas as pessoas envolvidas com o hospital. Ele comentou sobre as dificuldades financeiras que a entidade sofre. “Temos muito que agradecer a todos que se dedicam ao nosso hospital. Sabemos das dificuldades financeiras que enfrentamos hoje e do quanto é difícil, muitas vezes, realizarmos, até mesmo, o pagamento de nossos colaboradores. Mas temos uma equipe séria e competente, que acredita em nosso potencial e que demonstram total amor aos seus trabalhos ao vestirem a camisa do HE e prestarem um serviço de excelência”, ressaltou o presidente.
Ainda durante o café da manhã servido pela entidade, todos os participantes cantaram o “Parabéns Pra Você”, marcando os 60 anos de fundação.

História
O Hospital Espírita foi fundado em 06 de setembro de 1959, tendo como seu fundador o imigrante italiano João Marchesi.
Já no Brasil, entre 1935 e 1945, o grande volume de  atendimentos assistenciais praticados por João Marchesi e por seus seguidores, culminou na construção de um asilo, onde eram prestados atendimentos às famílias carentes.
Em 1952  foi lançada a pedra fundamental do Hospital Espírita João Marchesi, que  nasceu do ideal da Comunidade Espírita Penapolense, em razão do volume crescente de  pessoas carentes e acometidas por transtornos mentais, que procuravam o Sr. João Marchesi para receberem ajuda e assistência espiritual.
Com o crescimento no número de atendimentos, em 1959 nasce o Hospital Espírita Discípulos de Jesus.
Após diversos anos com sede na rua Dr. Ramalho Franco, em 2009 as obras do novo Hospital são concluídas e a sede passa a ser às margens da Rodovia Arnaldo Covolan, com espaço amplo para atendimento de qualidade.

Hospital
Hoje, o HE João Marchesi possui 58 vagas para atendimentos, estando todas ocupadas. O repasse mensal do Sistema Único de Saúde (SUS) é de R$ 140 mil, mas o valor é insuficiente, já que o déficit é de R$ 60 mil mensais. O complemento acontece através de doações da comunidade, seja através do telemarketing, da caravana solidária com arrecadações de porta a porta, ou através de doações diversas feitas por pessoas ou grupos, sejam em dinheiro, mantimentos e produtos de higiene pessoal.
O Hospital Espírita João Marchesi foi considerado o melhor hospital do interior paulista de acordo com o PNASH/Psiquiatria (Programa Nacional de Avaliação do Sistema Hospitalar) 2012/2014. A instituição obteve uma pontuação de 84,37%, considerada a melhor avaliação entre os quarenta municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde de Araçatuba.
O hospital tem como missão dar acolhimento, oferecendo atendimento multidisciplinar e assistência bio-psico-socio-espiritual às pessoas acometidas por transtornos mentais e dependentes químicos visando sua reinserção familiar e social. Além disso, o Hospital João Marchesi tem como visão tornar-se excelência em psiquiatria, oferecendo atendimentos voltados a patologias psiquiátricas gerais e dependentes de substâncias psicoativas com compromisso de qualidade, humanização, credibilidade e transparência.
Além do trabalho voltado ao hospital, a instituição possui suas Residências Terapêuticas. Elas funcionam como “moradias” no espaço urbano de Penápolis constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, institucionalizadas ou não.
O HE fica na rodovia Arnaldo Covolan KM 0 + 700 metros, em Penápolis, e atende através do telefone (18) 3654-7300. (Rafael Machi

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade