Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/05/2016

Horta na escola: do canteiro direto para refeição dos alunos

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
O novo espaço da horta na Emef Montahan ficou semelhante a um jardim decorado

Há alguns anos, a escola de período integral “Profª. Montaha Gibara Ayub”, no Residencial Haroldo Camilo desenvolve o projeto “Horta na Escola”. O plantio, cultivo e colheita é feito por todos os alunos, com apoio dos professores. Devido à participação dos alunos em todos os processos de produção das hortaliças, as crianças tem mostrado melhor aceitação das verduras introduzidas na merenda escolar, uma vez que os alunos se sentem satisfeitos e orgulhosos em comer o alimento produzido por eles mesmos. “Percebemos que as crianças passaram a comer com mais vontade. Eles comem bastante. Além disso, o prato fica com mais nutrientes, colorido e portanto, mais saudável”, comentou a diretora da escola, Rosemary Justi Veiga.
Os alunos da Emef Montaha cuidam da horta na escola durante as atividades do contraturno, e normalmente são acompanhados pelos professores das oficinas, Evandro Portilho e Maria Heloiza Ferreira Marques.
Nos canteiros, os alunos cultivam verduras como alface de duas qualidades, almeirão, couve, além de ervas e temperos como salsinha, cebolinha, hortelã, orégano, sálvia, alecrim, entre outros.
As crianças fazem o plantio das hortaliças, retiram o mato dos canteiros, fazem a rega das hortaliças, adubam a terra e também fazem a colheita quando as verduras estão prontas para o consumo.
“As próprias crianças fazem a colheita e entregam as verduras para as merendeiras da escola. Esse é um momento de festa, pois elas aguardam ansiosas para saborear o alimento produzido por elas e preparado com carinho pelas merendeiras Sônia Aiko e Irani Marques”, contou a diretora.
As ervas e temperos também são utilizados diariamente pelas merendeiras no preparo da refeição escolar.

Canteiros
Há alguns anos, ainda no início do projeto, os canteiros foram preparados de forma simples, em um corredor de terra que existia no local; depois os canteiros foram cultivados em pneus, de forma ornamental. Recentemente, a escola modificou o espaço da horta, delimitando os canteiros dentro do corredor que foi transformado em passarela.
O novo espaço da horta ficou semelhante a um jardim decorado, com a construção de uma casinha de bonecas, poço de água decorado e também uma carriola ornamental que será utilizada como canteiro de temperos.
“Esse é um projeto simples que existe há vários anos na escola, mas que os alunos adoram. Além de incrementar a merenda escolar e trazer novidades para o paladar das crianças, o cultivo das hortaliças é um momento importante de interação entre os alunos em contato com a natureza e produção do alimento”, finalizou a diretora da escola, Rosemary Justi.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade