Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/03/2008

Horta comunitária do bairro Tropical produz o ano todo

Detalhes Notícia

O período entre os meses setembro a março é considerado difícil para a produção de hortaliças. Mas com união e esforço comum, as famílias participantes da Horta Comunitária Jardim Tropical II estão conseguindo produzir o ano todo. Na semana passada, o prefeito João Luis dos Santos visitou Horta Comunitária para parabenizar o trabalho incentivar os moradores e continuarem a aividade.
De acordo com José Antônio de Oliveira, funcionário da Secretaria Municipal de Agricultura que presta atendimento e orientação às Hortas Comunitárias,  a horta do Jardim Tropical conseguiu manter a qualidade de produção durante esse período do ano porque as 42 famílias que possuem canteiros decidiram se juntar e comprar o sombrite. “Com a instalação do sombrite, criou-se condições parecidas com uma estufa, o que contribuiu para o aumento da capacidade de produção de hortaliças durante o ano todo nesta horta”, explicou José Antônio.
O prefeito João Luis elogiou a iniciativa das famílias usuárias da Horta Comunitária e disse que essa união para o bem comum é exemplo para as outras famílias que possuem canteiros nas demais Hortas Comunitárias do município. “Para todas as hortas do projeto, a Prefeitura fornece o terreno, faz a ligação da água, realiza toda a infraestrutura necessária para os canteiros, fornece sementes, calcário, adubo, enfim, todas recebem o mesmo incentivo, mas o fator determinante é o empenho das famílias e o cuidado com a produção”, enfatizou o prefeito João Luis.
A visita do prefeito à horta comunitária do Jardim Tropical II foi acompanhada do coordenador da horta, Nelson da Cruz Soler, da vice-coordenadora, Maria dos Santos e outras famílias do projeto.

Exemplo
Segundo informou o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Éder Fonzar Granato, a cidade de Penápolis hoje é exemplo para a América Latina em produtividade e sucesso na agricultura urbana. “O projeto Horta Comunitária mantida pela atual administração além de fornecer alimentação de alta qualidade à população de baixa renda, também desenvolve a participação dos munícipes diretamente no desenvolvimento sustentável, buscando assim cumprir uma meta básica para a preservação do meio ambiente em nossa cidade”, analisou Éder Granato.
Maior projeto social da Prefeitura de Penápolis, ao todo são 58 Hortas Comunitárias que envolvem aproximadamente 1200 famílias, totalizando mais de cinco mil pessoas beneficiadas. Anualmente são produzidos cerca de 400 mil quilos de verduras e legumes que vão para a mesa das famílias penapolenses. Secom – PMP

Foto: Prefeito João Luis e José Antônio com os coordenadores da horta, Nelson Soler e Maria dos Santos

Projetos que se complementam

A grande novidade recentemente implantada pela Administração no projeto da Horta Comunitária é a entrega de sacos de esterco para melhorar a produção das famílias participantes. A idéia surgiu do funcionário da Agricultura José Antônio, que durante outra atividade que desenvolve junto aos produtores rurais, fornecendo auxílio e orientação técnica, percebeu que eles poderiam contribuir com o projeto de Horta Comunitária doando esterco dos animais. “Nos anos anteriores, as famílias que possuem canteiros nas hortas precisavam comprar os sacos de esterco, mas agora, é oferecido gratuitamente através de doação dos proprietários rurais; e eu me encarrego de fazer o transporte do material para as hortas”, explicou. Só na horta do Jardim Tropical já foram entregues 420 sacos de esterco. O funcionário contabiliza que, entre setembro a março, já entregou mais de 7.300 sacos de estercos para todas as hortas comunitárias, sendo que a meta até o final do ano é conseguir transportar 12 mil sacos. “O importante é essa interação das atividades da Secretaria de Agricultura: a gente oferece orientação aos proprietários rurais e eles fornecem adubo para as Hortas Comunitárias”, concluiu. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade