Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/09/2014

Horta Comunitária da Cidade Jardim será inaugurada hoje

Secom-PMP
Detalhes Notícia
A Secretaria de Agricultura gerencia cerca de 50 hortas comunitárias beneficiando mais de mil famílias

A Secretaria de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente da Prefeitura de Penápolis, inaugura hoje, quinta-feira (04), às 20h, a Horta Comunitária na Cidade Jardim. São 36 famílias beneficiadas com esse novo local de cultivo, localizado entre a avenida Pepino Melchiore e rua Antônio Parro.
Segundo o coordenador geral do projeto Hortas Comunitárias, o técnico agrícola Márcio José de Farias, a comunidade do bairro recebe oficialmente hoje a horta com a infraestrutura completa. 
“Os 72 canteiros já foram preparados para o plantio, com calcário e material orgânico e as famílias já iniciaram o cultivo de algumas hortaliças”, afirma.
A nova horta da cidade segue as recomendações da Vigilância Epidemiológica. Para o abastecimento de água não são utilizados tambores e sim mangueiras que serão conectadas a seis torneiras já instaladas no local. “As família fizeram um trabalho em mutirão, instalaram todo o encanamento e o cercamento do espaço”, disse Márcio.
Durante a inauguração o prefeito Célio de Oliveira e o secretário de Agricultura, o engenheiro agrônomo Arata Assami, entregarão a cada família participante do projeto, um kit de sementes. Cada kit é composto por tipos diferentes espécies de sementes, além de calcário para corrigir a acidez do solo e adubo para melhor preparação dos canteiros. 
Atualmente, a Secretaria de Agricultura gerencia cerca de 50 hortas comunitárias, implantadas nos bairros, nas escolas e demais instituições. Aproximadamente 1.030 famílias são beneficiadas diretamente com o projeto, além das demais pessoas beneficiadas indiretamente. 
Pela regra do projeto, não é permitido comercializar a produção das hortas, por isso as famílias que possuem canteiros acabam doando parte da produção a outras pessoas, que também são ajudadas com os alimentos.

 

Participantes das hortas recebem orientações quanto à economia de água

O Centro de Educação Ambiental do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) desenvolve um projeto de conscientização sobre o uso racional da água com as famílias que possuem canteiros nas Hortas Comunitárias. A iniciativa foi elaborada após um levantamento feito nas 50 hortas, onde foi verificado um consumo elevado. 
Durante o projeto, as famílias recebem instruções de como utilizar água sem desperdiçar e fazer a rega usando apenas o necessário para as plantas. 
Os profissionais do CEA também orientam sobre observar se há vazamentos nas torneiras ou canos danificados que podem alterar o consumo da água. Panfletos com dicas de consumo consciente da água também são distribuídos.
O projeto é realizado em parceria com Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde que faz o trabalho de combate à dengue e à leishmaniose. De acordo com a encarregada de serviço da Vigilância Epidemiológica, Lucimari Domingues Oliveira, a maioria das hortas já trabalha com o sistema de irrigação por mangueiras. 
“As hortas que utilizam os tambores como reservatórios de água são orientadas a mantê-los bem fechados com telas e fazer uma lavagem semanal”, explica. Os canteiros devem ser limpos frequentemente evitando o acúmulo de matéria orgânica que serve como criadouro para o mosquito palha, transmissor da leishmaniose. 
“As famílias também são alertadas quanto aos sintomas da dengue e da leishmaniose e caso reconheçam algum, devem procurar a unidade de saúde mais próxima”.

 

Confira o cronograma de visitas de orientação às Hortas Comunitárias para setembro:


05/09/14: 
7h30: Horta Jardim Panorama
8h: Horta Alphaville (R. Lugero Ferreira)
8h30: Horta Alphaville (R. Alexandre Muçouçah)
08/09/14:
7h30: Horta Av. Mato Grosso I 
8h: Horta Av. Mato Grosso II
8h30: Horta das 49 (R. 25 de outubro, 621)
17h: Horta D.R. I
17h30: Horta D.R. II
15/09/14:
17h: Horta Tropical I
17h30: Horta tropical II
16/09/14:
7h30: Horta Menino Ariovaldo (Travessa Francisco R. Martins, 301)
8h: Horta Morada do Sol (Av. Manoel Arroio Valero)
18/09/14:
7h30: Horta Mutirão (Av. David Vicente da Silva - ao lado do n° 581)
8h: Horta Mutirão (Av. David Vicente da Silva - ao lado do n° 645)
19/09/14:
7h30: Horta Mutirão (Av. Getúlio Vargas, 872)
8h: Horta Mutirão (Av. Getúlio Vargas, 757)
8h30: Horta Mutirão (Av. Getúlio Vargas, 931)
17h: Horta Pereirinha (R. Marcelo David Passari)
29/09/14:
7h30: Horta Jamil Fonseca Asman I
8h: Horta Jamil Fonseca Asman II
8h30: Horta Jamil Fonseca Asman III
30/09/14:
7h30: Horta Mutirão (em frente a Macro I)
8h: Horta Mutirão (R. Irmãos C. de Oliveira, 1471)

Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade