Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/06/2007

Homenagem: Josephina Humsi recebe o título de Cidadã Penapolense

Detalhes Notícia

Num reconhecimento ao seu destaque junto a comunidade sírio-libanesa em Penápolis com exemplos de determinação, companheirismo e amor, Josephina Sayeg Humsi, 87 anos, recebeu sábado, 2, o título de  Cidadã Penapolense em solenidade promovida pela Câmara Municipal. A honraria foi entregue através do vereador Carlos Alberto Soares da Silva, o Carlão da Educação. “O município de Penápolis caminha para comemorar em outubro de 2008 seu primeiro centenário de fundação. Uma história de 100 anos construída com milhares de homens e mulheres. A maioria dos que aqui viveram ou ainda vive, tem sua contribuição para a nossa querida cidade. Dona Josephina é um destaque nessa história de 100 anos. Em 1929, quando aqui chegou ainda menina, nossa querida Penápolis tinha apenas 21 anos”, discursou Carlão. “O entusiasmo e determinação daquela pequena cidadã e sua família, logo ajudaram no crescimento da cidade e o mais importante, trazendo exemplos de respeito e amor. Dona Josephina  também só vem a confirmar que ao lado de um grande homem, existe uma grande mulher. Seu apoio foi fundamental para que contássemos com o arrojo de investimentos do senhor Salim  David Humsi”, falou o vereador lembrando que Salim Humsi e Josephina também contribuíram para que Penápolis viesse a ter outro cidadão de destaque, o empresário Salman Humsi.

 

História

Filha  de Azize Sayeg e Salim José Sayeg, Josephina  Sayeg Humsi nasceu no dia 14 de setembro de 1919 , no Líbano. É caçula numa família de cinco irmãos: Jolie , Lili, Matilde, Aziz , José e Josephina. Migraram para o Brasil numa longa viagem de navio quando ela tinha apenas 6 anos de vida. Em 1929, Josephina, aos 10 anos de vida e sua família chegam  a Penápolis, onde passam a ter destacada contribuição para o desenvolvimento econômico da cidade, especialmente do comércio, através da Loja Paulista. Josephina estuda no Colégio Santa Clara, futuro Educandário Coração de Maria. Em 28 de outubro de 1938, com 19 anos de vida, casa-se  em Penápolis com o comerciante Salim David Humsi, que veio da Síria para o Brasil praticamente ao mesmo tempo em que ela, mas em navios diferentes. Josephina e Salim têm quatro filhas, todas nascidas em Penápolis: Marly, Neyde, Ivone e Sílvia.

Além da grande dedicação na criação das meninas e outros cuidados com a família, Josephina  destaca-se  como incentivadora para o trabalho de seu marido, o qual conquista sucesso a partir do mascate de roupas até tornar-se empresário proprietário da agência Ford em Penápolis, precursor do Posto Caneco de Ouro, Sacotem  e agropecuarista. Na Fazenda São Francisco de Assis, de propriedade da família, Dona Josephina, dedica-se de tal forma ao cultivo de flores, conseguindo até lindas hortências, o que para o clima da região era mais difícil, e também dá nome ao empreendimento de Salim que ajudaria muito na urbanização de Penápolis: Cidade Jardim. Apesar da permanência mais contínua a partir de 1982 em Campinas para que suas filhas estudassem, Josephina e seu marido continuaram com investimentos, colaboração, casa  e o coração penapolense.

Salim Humsi recebeu 1986 da Câmara Municipal o titulo de Cidadão Benemérito Penapolense pela grande quantidade de terras doadas ao município. Em 1988 comemoraram  bodas de ouro. Entre as alegrias e tristezas da vida, ela passa pela morte do marido no ano 2000. Aos 87 anos de vida ,  Dona Josephina  tem 10 netos e 6 bisnetos, passando de geração para geração seu exemplo de determinação, força, perseverança, amor e fé. Naturalizada brasileira em 1966, recebe em 2007 o reconhecimento oficial da Terra de Maria Chica  com o título de Cidadã Penapolense. Imprensa/Câmara
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade