Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/11/2008

Homenagem: Emefs realizam projetos da “Semana da Consciência Negra”

Pelo quarto ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Educação tem demonstrado uma preocupação em fomentar as discussões com relação às desigualdades e preconceito social. De acordo com o calendário escolar, todas as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundanetal) desenvolveram nesta semana, de 17 a 21 de novembro, atividades sobre a Semana da Consciência Negra, em que teve as discussões evidenciadas no dia 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra no país.

Cada unidade escolar teve autonomia para desenvolver as atividades de acordo com a realidade vivida pelas crianças. Os trabalhos foram encerrados apresentações de saraus, manifestações artísticas e grupos de discussão.

Segundo a chefe de serviço do Ensino Fundamental, Adriana Lacava Ruffato Soliani, todas as encarregadas e coordenadoras tiveram orientações e receberam materiais como DVD, CD-ROM, revistas, livros específicos sobre o tema, para serem utilizados na elaboração do projeto individual das unidades escolares.

“A equipe escolar de cada unidade elaborou seu projeto sobre a Semana da Consciência Negra e implementou com a participação ativa dos alunos. Durante essa semana, os professores e alunos foram levados a refletir sobre a importância de se conhecer e valorizar a cultura afro-brasileira”, explicou a professora Adriana Lacava. Ela adiantou que para o próximo ano, a Secretaria de Educação pretende montar um curso de aprofundamento dessa temática para os professores da rede.

 

Conformidade

Vale lembrar que a Secretaria de Educação está em acordo com a Lei Federal 10.639/03 que estabelece obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica. Além disso, em Penápolis há a Lei Municipal nº1131/03 de autoria do prefeito João Luis dos Santos, enquanto vereador, que institui o dia 20 de novembro como “Dia Municipal da Consciência Negra”, em que a Secretaria de Educação e a Secretaria de Cultura deverão realizar na semana do dia 20 de novembro, atividades educacionais e culturais visando promover a diversidade cultural brasileira. O dia 20 de novembro não foi decretado feriado no município, pois na ocasião, os vereadores da época decidiram por não instituir levando em consideração que a cidade já tinha dois feriados municipais: dia 4 de outubro, Dia do Padroeiro São Francisco de Assis e dia 25 de outubro, Dia do Aniversário de Penápolis. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade