
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
23/11/2008
Homenagem: Emefs realizam projetos da “Semana da Consciência Negra”
Pelo quarto ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Educação tem demonstrado uma preocupação em fomentar as discussões com relação às desigualdades e preconceito social. De acordo com o calendário escolar, todas as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundanetal) desenvolveram nesta semana, de
Cada unidade escolar teve autonomia para desenvolver as atividades de acordo com a realidade vivida pelas crianças. Os trabalhos foram encerrados apresentações de saraus, manifestações artísticas e grupos de discussão.
Segundo a chefe de serviço do Ensino Fundamental, Adriana Lacava Ruffato Soliani, todas as encarregadas e coordenadoras tiveram orientações e receberam materiais como DVD, CD-ROM, revistas, livros específicos sobre o tema, para serem utilizados na elaboração do projeto individual das unidades escolares.
“A equipe escolar de cada unidade elaborou seu projeto sobre a Semana da Consciência Negra e implementou com a participação ativa dos alunos. Durante essa semana, os professores e alunos foram levados a refletir sobre a importância de se conhecer e valorizar a cultura afro-brasileira”, explicou a professora Adriana Lacava. Ela adiantou que para o próximo ano, a Secretaria de Educação pretende montar um curso de aprofundamento dessa temática para os professores da rede.
Conformidade
Vale lembrar que a Secretaria de Educação está em acordo com a Lei Federal 10.639/03 que estabelece obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica. Além disso, em Penápolis há a Lei Municipal nº1131/03 de autoria do prefeito João Luis dos Santos, enquanto vereador, que institui o dia 20 de novembro como “Dia Municipal da Consciência Negra”, em que a Secretaria de Educação e a Secretaria de Cultura deverão realizar na semana do dia 20 de novembro, atividades educacionais e culturais visando promover a diversidade cultural brasileira. O dia 20 de novembro não foi decretado feriado no município, pois na ocasião, os vereadores da época decidiram por não instituir levando em consideração que a cidade já tinha dois feriados municipais: dia 4 de outubro, Dia do Padroeiro São Francisco de Assis e dia 25 de outubro, Dia do Aniversário de Penápolis. Secom – PMP
CIDADE E REGIÃO
Paróquias de Penápolis celebram o novo Papa dos católicos
CIDADE E REGIÃO
Unidades: pedido defende reabertura de ecopontos aos domingos
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.