Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/03/2010

H1N1: Vacinação atingirá gestantes, bebês e doentes crônicos

O Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Penápolis informa que a partir da próxima segunda-feira, dia 22, terá início a vacinação de gestantes, bebês de seis meses a dois anos e pacientes com doenças crônicas contra o vírus Influenza A H1N1, conhecido popularmente como vírus da “gripe suína”. A vacina estará à disposição deste público alvo nas unidades básicas de saúde. No caso das gestantes, a imunização será feita até o dia 21 de maio; já os bebês e doentes crônicos tem um prazo um pouco maior, ou seja, até dia 02 de abril. É necessário levar a carteira de vacinação e documento de identidade. A vacina é de graça. O calendário de vacinação contra a gripe suína foi estabelecido pelo Ministério da Saúde e é adotado em todo o território nacional.

Profissionais da saúde
A campanha nacional foi iniciada no último dia 08 de março com a vacinação dos profissionais da área da saúde e populações indígenas. O prazo para conclusão da tarefa junto a este público termina amanhã, dia 19. Em Penápolis a Vigilância Epidemiológica está aguardando para hoje a chegada de um novo lote de doses da vacina para assim poder concluir a primeira etapa do cronograma. Segundo informou o enfermeiro da Vigilância, Alexandre Pereira Almeida, o número de doses remetidas à cidade pelo Ministério foi insuficiente nesta primeira fase. “Devido a este fato procedemos a vacinação somente em uma parte dos profissionais da saúde. Porém esperamos concluir esta tarefa até amanhã, já que fomos informados da chegada de mais doses nesta quinta-feira”, disse. Alexandre revelou ainda que estão sendo vacinados os funcionários de unidades que lidam diretamente com os grupos de risco, ou seja, Pronto Socorro, Santa Casa, Hospital Unimed, Macros e Postinhos. Ao todo são cerca de 600 funcionários. É importante ressaltar que não podem receber a vacina contra a gripe suína aqueles que possuem alergia a ovo. Secom – PMP

Veja quais as doenças crônicas que recebem indicação para imunização contra o vírus Influenza A H1H1, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde

Estão incluídos no grupo de portadores das doenças crônicas:
1. Pessoas com grande obesidade (Grau III)
2. Indivíduos com doença respiratória crônica desde a infância (ex: fibrose cística, displasia broncopulmonar)
3. Indivíduos asmáticos (portadores das formas graves)
4. Indivíduos com doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (ex: distrofia neuromuscular)
5. Pessoas com imunodepressão por uso de medicação ou relacionada às doenças crônicas
6. Pessoas com diabetes
7. Pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e outras doenças respiratórias crônicas com insuficiência respiratória crônica (ex: fibrose pulmonar, sequelas de tuberculose, pneumoconioses)
8. Pessoas com doença hepática (atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral)
9. Pessoas com doença renal (insuficiência renal crônica, principalmente em doentes em diálise)
10. Pessoas com doença hematológica (hemoglobinopatias)
11. Pessoas com terapêutica contínua com salicilatos, especialmente indivíduos com idade igual ou menor de 18 anos (ex: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki)
12. Pessoas portadoras da síndrome clínica de insuficiência cardíaca
13. Pessoas portadoras de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (hipertensão arterial pulmonar e valvulopatias)
14. Pessoas com cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular
15. Pessoas com cardiopatia hipertensiva com disfunção ventricular
16. Pessoas com cardiopatias congênitas cianóticas
17. Pessoas com cardiopatias congênitas acianóticas, não corrigidas cirurgicamente ou por intervenção percutânea
18. Pessoas com miocardiopatias (Dilatada, Hipertrófica ou Restritiva)
19. Pessoas com pericardiopatias

A vacinação desse grupo será nos próprios serviços de saúde, pois, de modo geral, os portadores dessas patologias frequentam essas unidades ou serviços de referência, sendo acompanhados por seus profissionais. As equipes de saúde do município estão articulando ações para a localização e convocação da população a ser atingida. Não será necessária a apresentação de comprovação da doença crônica, a pessoa apenas deverá identificar-se como tal. Entretanto será feita uma triagem utilizando as informações da equipe de Saúde da Família, Agentes Comunitários, bem como dos serviços de referência no atendimento a esse tipo de paciente. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade