Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/03/2014

Grande público prestigia palestra de Dan Robson no Teatro Lúmine

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Dan Robson falou sobre os dados colhidos em Penápolis e também sobre outros projetos profissionais já realizados em sua carreira

Cerca de 300 pessoas lotaram o Teatro Lúmine na noite da última sexta-feira (14) para prestigiar a palestra do ecoesportista Dan Robson, promovida pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) como parte da programação em comemoração ao Dia Mundial da Água e o Dia do Ribeirão Lajeado, lembrados em 22 de março. O público também foi participativo, permanecendo até o final da explanação de Dan, e fazendo perguntas ao palestrante sobre seu trabalho em prol ao meio ambiente. 
Através do “Projeto Águas do Amanhã”, Dan Robson permaneceu em Penápolis nos dias 12, 13 e 14, realizando um trabalho de pesquisa junto ao Ribeirão Lajeado, única fonte de abastecimento de Penápolis, e aos rios Bonito e Tietê. A bordo de um caiaque equipado com modernos equipamentos tecnológicos, foi efetuado um amplo levantamento de caracterização do manancial. E foi para expor o resultado deste trabalho que ele proferiu palestra, além de falar ainda sobre seus outros projetos de pesquisa já realizados, com enfoque principal para o Flutuador, equipamento desenvolvido pela TV Globo e pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), que foi acompanhado pelo aventureiro numa viagem que mediu o nível de oxigênio na água do Rio Tietê em 2009 e 2011. Sobre a avaliação feita no Ribeirão Lajeado, Dan Robson classificou como de ótima qualidade a água que Penápolis utiliza para consumo. 
“O rio de vocês é o mais limpo que já naveguei com meu caiaque. Com exceção de rios que conheci na Irlanda, onde a legislação é extremamente rígida com quem suja as águas dos mananciais, a água do Lajeado é a melhor que já vi”, afirmou ele.
Dan Robson afirmou ainda que não viu grandes problemas ao longo de todo o trajeto navegado (da nascente à foz), e que observou alguns poucos pontos de descarte de lixo feito às margens, por parte da comunidade, considerados por ele como problemas pontuais.
“Foram uns poucos lugares onde detectei o problema e que já relatei a localização ao Daep para que seja feito um trabalho de educação ambiental. Pelo que pude conhecer,  vi que esse trabalho já é efetuado pelo departamento, mas esperamos que a população possa se conscientizar quanto ao erro que é jogar o lixo próximo do rio”, considerou Dan Robson. Ele disse ainda que a oxigenação da água é excelente ao longo do Lajeado, e que o nível foi detectado baixo apenas em um pequeno trecho, também tido como uma situação pontual, em área situada após à captação, indo em direção à Barbosa. “Esta localização também foi passada ao Daep para que verifique quem ou o que pode estar causando este fator”, observou ele. “Entretanto, em linhas gerais, o Lajeado está em condições muito boas”, afirmou.
O prefeito Célio de Oliveira esteve presente no evento, assim como outras autoridades municipais e demais representantes do poder público, como a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira; o coordenador do Consórcio Ribeirão Lajeado, Júlio César Barreto, e o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Arata Assami. Também participou da mesa da autoridades o presidente da Câmara, vereador Caíque Rossi, o representantes da Via Rondon (patrocinadora do projeto), Mauro Ross, e a chefe de gabinete da Prefeitura de Alto Alegre, Renata Nogueira.

 

E o mês de comemorações ao Dia Mundial da Água e o Dia do Ribeirão Lajeado continua com uma programação cheia de atividades para participação da comunidade. Acompanhe e participe:


* Até 11 de abril: 
Exposição histórica sobre água e visita à sala temática do ribeirão Lajeado.
Local - Museu do Centro de Educação Ambiental do Daep (final da rua Altino Vaz de Mello, junto à captação).

* Dia 20 de Março:
1º Fórum Infanto Juvenil das Escolas do Município de Penápolis 
Eleição do Conselho Mirim
Local - Centro de Educação Ambiental 
Das 8h às 16h

* Dias 27 e 28 de Março
11º Fórum de Saneamento  e Meio Ambiente 
“Resíduos Sólidos: O lixo Nosso de Cada Dia” 
Desafio para a  Destinação Correta.

Dia 27 - Abertura Oficial e Palestras.
Local - Teatro Lúmine, às 19h30.

Dia 28 - Debates e Eleição do Conselho Gestor do Daep
Local - E.E. Dr. Carlos Sampaio, às 19h.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade