Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/03/2009

Gigante: Bucha vegetal de Horta Comunitária chega a 1,30 metros

Detalhes Notícia

Freqüentemente as Hortas Comunitárias feitas em parceria com a população e a Prefeitura de Penápolis tem produzido legumes, hortaliças e tubérculos gigantes, como foram os casos já divulgados do chuchu, das beterrabas, rabanete, mandioca e até mesmo do repolho cujo crescimento foram atípicos. Dessa vez, o que chamou a atenção da comunidade da Vila Paulista foi a grande produção de bucha vegetal, chegando até 1,3 metro de comprimento, no canteiro da Horta Comunitária localizada ao lado da Macro III. Cerca de 70 buchas vegetais gigantes cresceram no espaço de um canteiro. O técnico agrícola responsável pelo projeto das hortas, Marcio José de Farias, comenta que por ser uma variedade diferente de bucha, chamada de bucha de metro, já se esperava que o tamanho fosse grande. “Mas não imaginávamos que elas chegariam a ultrapassar um metro de comprimento. Além disso, a quantidade produzida também nos intriga, uma vez que não esperávamos a produção de tantas buchas em pouco espaço, já que todas são extremamente grandes”, analisou o técnico agrícola.

Espanto
O dono do canteiro, o motorista João José Malheiros, 66, explica que plantou as buchas achando que seriam pequenas e que no máximo, daria uma meia dúzia. “Mas para minha surpresa, as buchas cresceram muito e a produção foi de mais de 70 unidades!”, espanta-se. João José conta que plantou as buchas, esperou nascer e encaminhou para cima do sombrite, numa espécie de parreira. “Não fiz nada de diferente e a produção foi muito grande”, disse. O chefe de serviço da Agricultura, José Santino, também foi conferir as buchas de metro no canteiro de João José. “Ele aproveitou o período da entressafra, quando não se produz alface e outras hortaliças, para plantar suas buchas no espaço do canteiro. “Só que para a surpresa de todos, o tamanho das buchas e a quantidade produzida ultrapassou a normalidade”, comentou. De acordo com João José, daqui a um mês as buchas já estarão prontas para ser colhidas e a partir de abril, ele vai utilizar o canteiro para plantar alface. A Horta Comunitária da Vila Paulista é coordenada pelos senhores Anselmo Fransesquini e Ari Rufino. Secom – PMP

Foto: O dono do canteiro, João José Malheiros, mostra a produção das buchas de mais de 1,30 metros

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade