Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/10/2015

Francisco Carlos é anunciado como novo bispo de Lins

Imagem/Reprodução Canção Nova
Detalhes Notícia
Dom Irineu Danelon deixará a Diocese de Lins depois de 27 anos como bispo

DA REPORTAGEM

O Vaticano, através do Papa Francisco, anunciou nesta quarta-feira (30), o nome do novo bispo que assumirá a Diocese de Lins, que abrange diversas cidades da região, entre elas Penápolis e as demais de sua comarca. O novo substituto para dom Irineu Danelon será dom Francisco Carlos da Silva em resposta ao pedido de renúncia do atual bispo e que foi aceito pelo Vaticano através do acordo com o cânon 401, parágrafo primeiro do Código de Direito Canônico. Silva vem da Diocese de Ituiutaba (MG), entretanto ainda não foi informada a data em que ele assumirá os trabalhos. Danelon assumiu a Diocese de Lins em 1988 e permaneceu no cargo desde então. Ele atendeu a recomendação da Igreja Católica de que os exercícios episcopais sejam exercidos até os 75 anos, idade completada por ele em abril deste ano, e agora recebe o título de Bispo Emérito. Natural de Piracicaba (SP), dom Irineu Danelon nasceu em 04 de abril de 1940. No dia 16 de setembro, completou 48 anos de ordenação presbiteral. Foi ordenado bispo em 30 de janeiro de 1988, assumindo, no mesmo ano, o governo episcopal da diocese de Lins. Ele possui licenciatura em geografia e história, além de doutorado em teologia pela Universidade Salesiana de Roma. É autor dos livros “Desafio Jovem” e “Os jovens rezam”. Ao longo da caminhada no episcopado, dom Irineu foi membro da Comissão Episcopal Pastoral e responsável pelos setores da Juventude, Educação e Ensino Religioso, no período de 1995 a 1998. No ano de 1997, foi eleito delegado especial para a Assembleia do Sínodo da América, confirmado pelo então papa João Paulo II. É fundador e bispo referencial da Pastoral da Sobriedade em âmbito nacional.

Dom Francisco Carlos
O bispo eleito de Lins nasceu em 30 de setembro de 1955, na cidade de Tabatinga, no interior de São Paulo. Dom Francisco Carlos da Silva é filho de Manuel Antônio da Silva e Alice Malaquias da Silva. Foi ordenado presbítero no dia 11 de dezembro de 1982, e bispo, em 2007, na cidade de Borborema (SP). Escolheu por lema episcopal “Ide para a vinha”. Em sua trajetória como bispo, atuou como primeiro suplente do Conselho Permanente do regional Leste 2 e membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Assim que confirmada sua vinda a Lins, Silva emitiu nota publicada no site da Diocese de Lins. Nela ele saúda toda a Diocese. “Minha saudação também às Paróquias; Comunidade de comunidades, Santuário onde os sedentos vão beber para continuarem a caminhar, e centro de constante envio missionário; bem como as outras instituições eclesiais, comunidades de base e pequenas comunidades movimentos e outras formas de associações”, citou na nota. Ele também citou uma passagem bíblica ao lembrar dos Presbíteros e Diáconos. “Precisamos sempre contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade” (Mv, 2)”, enfatizou Silva na nota. Para encerrar o comunicado, o bispo eleito ainda lembrou das palavras do Papa Francisco, ao assumir o papado, pedindo para que o “rebanho diocesano de Lins” reze por ele. 

Repercussão
O novo nome anunciado pelo Vaticano gerou diversos comentários dos católicos em Penápolis. A manifestação nas redes sociais foi bastante positiva e nelas os católicos davam as boas vindas a Silva e desejando-lhe boa sorte na nova caminhada. Da mesma forma ocorreu com os que se despediam de Danelon, agradecendo o empenho e trabalho prestado em todos esses anos. “Acho que um bispo novo em nossa Diocese também trará novas ideias, novas maneiras para reavivar a fé de nosso povo”, opinou a dona de casa Maria Rita Munhoz. Para o pároco do Santuário de São Francisco de Assis e referência para muitos católicos da cidade, frei Adalto Antônio, a vinda do novo Bispo é aguardada com muita esperança. “Estamos muito contente com o bispo eleito. Não o conheço pessoalmente, mas temos boas referências, ele aparenta ser uma pessoa bastante determinada, acolhedora para com o povo de Deus e por isso o aguardamos com muita fé”, comentou o frei. Ainda para o pároco, a renúncia de Danelon foi importante já que, segundo o frei, ele já estava bastante desgastado com a função. “Ele estava há muito tempo à frente da Diocese, o que o desgastou muito, reduzindo seu trabalho. Estou no Santuário há cinco anos e nunca recebemos uma visita pastoral do bispo”, revelou o pároco. Questionado sobre as duas novas paróquias constituídas recentemente por Danelon em Penápolis (São José e Santa Rita), Adalto criticou a maneira como o processo foi conduzido. “Acho que houve falta de critérios. Ele simplesmente criou novas paróquias em Penápolis para acolher novos padres, atendendo necessidades pessoais”, finalizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade