Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/10/2015

Finados: Saúde orienta visitantes sobre focos de dengue em cemitérios

Secom-PMP
Detalhes Notícia
No ano passado, 728 pessoas usaram o transporte coletivo no dia de finados

Como todos os anos, o Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, orienta os visitantes sobre os cuidados com a dengue nos cemitérios. Com a chegada do Dia de Finados, muitos visitantes depositam flores e vasos que podem acumular água e se tornarem criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.
Na próxima segunda-feira (02), Feriado de Finados, a equipe da Vigilância Epidemiológica estará presente na Necrópole Municipal de Santa Cruz e na Necrópole Jardim da Paz, para orientar os visitantes sobre os cuidados que evitam a proliferação do mosquito. A iniciativa conta com o apoio dos atiradores do Tiro de Guerra local.
Segundo o chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Vlademir Marangoni Filho, a população deve ficar atenta aos vasos, aos enfeites plásticos, aos vasos de flores naturais embalados, já que podem acumular água parada.
“A larva do mosquito aedes aegypti pode se desenvolver em pequenos recipientes e por isso, qualquer descuido pode fazer com que ele se prolifere. O combate a dengue deve ser feitos todos os dias”, explica. 
Marangoni ainda orienta que no caso de vasos fixos, o ideal é que as pessoas depositem apenas flores artificiais, cimentando até a borda superior e que ainda providenciem furos no fundo dos recipientes para escoamento de águas que podem se acumular no vaso. 
“Os recipientes utilizados nas homenagens acabam tornando-se um grande problema de saúde pública, acumulando água parada e criando o mosquito da dengue. Com esses cuidados básicos, é possível prestar as homenagens no Dia de Finados, sem problemas de focos do mosquito transmissor pelos cemitérios”, conclui. 

Reparos
Também para o Dia de Finados, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços vem executando manutenção e reparos na Necrópole Municipal de Santa Cruz e na Necrópole Jardim da Paz. Em parceria com a equipe fixa dos Cemitérios, é feita a manutenção e limpeza geral dos espaços, para deixar o ambiente limpo e preparado para receber os visitantes. O trabalho segue até esta sexta-feira, dia 30.
Além da limpeza geral, está sendo feita a pintura de muros, bancos muretas e guias, limpeza de banheiros, reparos em calçadas e passarelas. A Secretaria de Agricultura também realiza a manutenção das espécies vegetais existentes nos cemitérios, com a poda de árvores e o recolhimento de galhos e demais detritos. 


Prefeitura oferece Transporte Coletivo no feriado de Finados

A Prefeitura de Penápolis informa que o Serviço de Transporte Coletivo funcionará excepcionalmente no feriado da próxima segunda-feira, dia 02 de novembro, em virtude do Dia de Finados. O objetivo é atender a população que se desloca até os cemitérios da cidade. 
Para facilitar a ida aos cemitérios, os visitantes podem utilizar o transporte coletivo, evitando uso de carros e desafogando o trânsito da região. 
Na segunda, dia 02, o Transporte Coletivo funcionará das 07h20 às 12h e das 14h às 18h40. Todas as cinco linhas (prata, amarela, verde, vermelha e laranja) realizarão seus itinerários normais atendendo toda a cidade a cada 40 minutos e possibilitando a ida aos dois cemitérios com a linha Amarela.
O encarregado do Serviço de Transporte Coletivo, Fernando Catelan do Nascimento, ressalta que o atendimento na segunda-feira ocorrerá em virtude do aumento na demanda de usuários no Dia de Finados, em anos anteriores. 
“No ano passado, 728 pessoas usaram o transporte coletivo no dia de finados, mais que o dobro de qualquer outro feriado do ano”, disse ele.
“O horário especial do coletivo no feriado gera gastos extras à Prefeitura, por isso é necessário que a população utilize o Transporte Coletivo para ir aos cemitérios no Dia de Finados, comprovando a demanda e garantindo que a medida seja mantida nos próximos anos”, comentou o encarregado.
 
Pontos
A Secretaria Municipal de Trânsito informa que apenas nesta segunda-feira, 02, Dia de Finados, haverá alteração em dois pontos do Transporte Coletivo. Para beneficiar os usuários, um ponto adicional será instalado próximo ao cemitério Jardim da Paz, no cruzamento da rua Vicente Assi com a avenida José Pinto de Almeida. 
A outra alteração será realizada nas proximidades da Necrópole Santa Cruz, por conta do impedimento do trânsito. O ponto da avenida Eduardo de Castilho (ao lado da escola Adelino Peters) será transferido para a rua Enio Soliani, próximo ao cruzamento com a avenida Eduardo de Castilho.
 
Tarifa
Vale lembrar que a tarifa custa R$2,00 em cada ônibus e para quem possui o cartão (bilhete único), a tarifa custa R$1,50, com direito a integração durante uma hora e meia. Mais informações no Terminal Urbano de Penápolis ou pelo telefone 3652.8794.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade