Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/06/2009

Festa Junina: Bombeiros alertam sobre perigo de queimaduras

Detalhes Notícia

Nesta época em que são celebradas as festas juninas, além das comidas, bebidas e danças típicas, uma das atrações que diverte tanto a garotada quanto aos adultos são os fogos de artifício. No entanto, o Corpo de Bombeiros alerta que é preciso tomar cuidado antes de soltá-los, para que ninguém se machuque. De acordo com o comandante do Posto de Bombeiros de Penápolis, Sargento Celso Nonato da Silva, até o momento não foi registrado nenhum caso de queimaduras com os artifícios. “Estamos notando que nos últimos anos a população está mais consciente sobre os perigos que estes produtos representam se usados de maneira incorreta”, comenta.
Nonato lembra que palestras são realizadas durante o ano aos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, com a exibição de vídeos e fotos sobre o tema. “Os alunos são receptivos com as informações, repassando até mesmo para seus colegas e pais, representando um avanço da população penapolense sobre a conscientização destes produtos”, destaca. Além de queimaduras, quando explodem, os fogos podem ainda causar mutilações, lesões nos olhos e até surdez. Por isso, os fogos nunca devem ser soltos com as mãos. O ideal é que sejam colocados em um suporte e acendidos somente após estarem fixados com segurança. A embalagem contém informações importantes sobre o manuseio do artefato, como manter uma distância segura do local, dispará-los apenas ao ar livre e não tentar acender novamente os que falharem.

Vendas
Mesmo com a crise e ainda longe de fecharem o balanço de vendas, as lojas especializadas já perceberam um aumento na procura dos produtos. Na Tabacaria São José, conforme informou o balconista João Paulo, nesta época o aumento das vendas chega a 90%. “Estamos tendo uma boa procura por bombas e fogos de artifício como rojões, track’s e estalos de salão”, enfatiza. João garante que a venda destes produtos é expressamente proibida para menores de 18 anos, a não ser que estejam acompanhados de seus pais ou responsáveis. “Ao adquirirem algum destes produtos, orientamos sobre o uso correto para que tenham uma festa junina tranqüila e sem problemas”, finalizou. No caso de acidentes com queimaduras, não passe nada no ferimento, em especial amido de milho, borra de café, pasta de dente, clara de ovo, entre outros. Lave o ferimento somente com água da torneira (nunca água gelada). (IA)

Foto: O Sargento Nonato da Silva informa que até o momento não foi registrado nenhum caso de queimaduras com fogos de artifício

Confira algumas dicas para que não ocorram acidentes:

- Não permita que seus filhos menores de idade adquiram fogos de artifício;
- Nunca transporte estes artefatos nos bolsos, pois caso estes sejam inflamados, você certamente será atingido;
- Deixar caixas de fósforo ou isqueiro ao alcance das crianças é uma imprudência. A atração que o fogo exerce sobre as crianças pode ter conseqüências extremamente danosas;
- Se o artifício falhar, não mexa: ele pode explodir na sua mão;
- Se tiver ingerido bebidas alcoólicas, não manuseie fogos de artifícios;
- Não direcione rojões acesos para as pessoas ou grupos;
- Não solte fogos se estiver dentro de um veículo, principalmente se ele estiver em movimento.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade