Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/07/2011

Festa do Folclore terá shows de dança e viola

Divulgação
Detalhes Notícia
Babado de Chita desenvolve dança, música e pesquisa cênica popular; grupo se apresenta no dia 06

A Secretaria Municipal de Cultura de Penápolis está ultimando os preparativos para mais uma tradicional Festa do Folclore. O evento, que está na sua 5ª edição, será realizado nos dias 05, 06 e 07 de agosto no Parque Aquático, com entrada franca. Algumas das atrações artísticas programadas já foram divulgadas pela organização, entre elas shows de dança e viola caipira. Para a abertura da festa no dia 05, uma sexta-feira, está marcado o show do artesão e violeiro Levi Ramiro, da cidade de Pirajuí. Com base nos valores da cultura caipira e misturando elementos que formam nossa música brasileira, Levi Ramiro celebra em suas composições, a poesia e a simplicidade da vida interiorana. O artista fabrica violas artesanalmente, entre elas a Cabacítara-viola (feita com cabaça com som de cítara), Viola Convencional Escavada e Viola de Cabaça. Tal ofício levou o violeiro a ministrar várias oficinas de fabricação e toque de viola pelo Brasil. Ele também trabalhou como músico instrumentista e diretor musical na gravação de vários Cds, além de ter composições gravadas por diversos artistas do gênero.

Babado
Uma das atrações do dia 07, sábado, é o Grupo Babado de Chita, de São Paulo, e que está sendo trazido à Penápolis por meio de apoio da Secretaria de Estado da Cultura. O mesmo é formado por 12 artistas, que desenvolvem dança, música e pesquisa cênica popular. O Babado de Chita nasceu em meados de 2002, a partir da interação estabelecida entre alguns frequentadores de uma Oficina de Danças Brasileiras, numa das casas de cultura de São Paulo/SP. “Este grupo traz diversas apresentações com um figurino muito alegre, colorido e que com certeza vai agradar o público pela originalidade e riqueza cultural”, comentou o secretário municipal de Cultura, Beto Fernandes. No mesmo dia se apresenta a dupla de violeiros Luiz Henrique e Laurí da Viola.

Mais Viola
No domingo, dia 07, quem participa da Festa do Folclore é o violeiro, cantor, compositor e historiador matogrossense, João Ormond. Com mais de quinze anos de carreira, ele divulga o seu trabalho pelo Brasil à fora, apresentando o repertório dos seus três CD´s  “Rio Abaixo” (1997), “Capins e Riachos” (1999) e “Reduto de Violeiro” (2001), todos produções independentes. Trabalhos estes, que revela um artista comprometido com a música de boa qualidade, onde canta em suas canções as verdadeiras belezas lá do interior, destacando o amor, a natureza e o meio-ambiente – o Pantanal como inspiração maior. Com um ponteado ímpar e harmônico, toca modas, toadas e ritmos da fronteira matogrossense. Sua vinda a Penápolis é graças à parceria com o Sesc-Birigui (Serviço Social do Comércio). João Ormond inclusive dará um workshop para os interessados em sua arte: será no dia 07, a partir das 15h na Secretaria de Cultura. Há 30 vagas disponíveis, gratuitamente. Quem quiser participar deve se inscrever na secretaria com antecedência.

Artesanato e Comidas
A Secretaria Municipal de Cultura está lembrando aos artesãos de Penápolis e região que continuam abertas as inscrições para participar da Feira de Artesanato, que será montada no Ginásio de Esportes Nagib Sabino, o Nagibão, anexo à quadra do Parque Aquático onde ficam os shows e a Praça de Alimentação. O mesmo ocorre com as entidades assistenciais, que são convidadas a explorar o espaço com barracas de comes e bebes para arrecadar fundos destinados aos seus projetos de assistência. “Basta que entrem em contato conosco na Secretaria de Cultura para acertar detalhes da participação”, ressaltou o secretário Beto. A Secretaria de Cultura fica na Praça 09 de Julho 150, antigo Paço Municipal, no centro da cidade. O telefone de contato é o 3652-5568, e o atendimento ao público ocorre de segunda a sexta das 08h às 11h e das 13h às 17h. Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade