Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/10/2006

Festa: Desfile marca hoje os 98 anos de fundação de Penápolis

Um desfile com início previsto para às 08h00 na avenida Luís Osório, marcará os 98 anos de fundação de Penápolis. O evento, com o tema “Cultura pela Paz”, terá a apresentação de 21 entidades e o ponto de partida será a rua Irmãos Crisóstomo de Oliveira, seguindo em direção ao Santuário São Francisco de Assis, onde ficará instalado o palanque das autoridades. O desfile será realizado na seguinte ordem:   Banda Municipal Maestro José Ferreira Leite, Banda Militar do 37º Batalhão da Infantaria Leve, de Lins, Tiro-de-Guerra 02-027, Polícia Militar e Civil, Bombeiros e bombeiros mirins, Apae/Hospital Espírita João Marchese, SOS, Secretaria Municipal de Educação, EE Luiz Crhisóstomo de Oliveira, Associação dos Escoteiros, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, EE Augusto Pereira de Moraes, EE Joana Helena de Castilho Marques, EE Yone Dias de Aguiar, EE Luiza Maria Bernardes Nory, DAEP, Oceu Positivo, EE Adelino Peters, EE Dr. Carlos Sampaio Filho, Educandário Coração de Maria e Secretaria Municipal de Cultura. (PH)

 

 

História

 

Historicamente, a ocupação do “sertão desconhecido”, que figurava nos mapas brasileiros e que correspondia à atual Região Noroeste, se deu no período de 1.842 a 1.870, com a colonização das margens direita e esquerda do Salto do Avanhandava, e a formação do primeiro núcleo residencial da região. O povoamento desta região está estritamente vinculado à implantação definitiva da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que provocou e assegurou a posse colonizadora das terras do sertão, até então ocupadas pelos índios Kaingangues.

O povoado de Nosso Senhor dos Passos iniciou-se em 1.842, com a doação de 100 alqueires da fazenda José Pinto Caldeira, localizando-se metade de cada lado do ribeirão Lajeado. A partir de 1880, com o aumento do volume do comércio de café às exigências do mercado externo e também interno e a conseqüente descoberta das potencialidades das terras do oeste paulista, outras frentes pioneiras invadem o território e a ocupação sistemática finalmente se instaura como empreendimento econômico motivado pelo café e outros implementos capitalistas, provocando radical transformação sócio-econômica na região que, a partir dessa época, passa a experimentar notável desenvolvimento e progresso.

Aos 25 de Outubro de 1.908, foi criado o Patrimônio de Santa Cruz do Avanhandava, com a tomada de posse pelo frei Bernardino de Lavale, da Congregação dos Frades Capuchinhos, de terras doadas para a criação da cidade por Eduardo de Castilho. Em 17 de novembro de 1.909 foi criado o Distrito de Paz de Penápolis em homenagem ao Dr. Afonso Augusto Moreira Penna, Presidente da República falecido neste ano. O Distrito pertencia ao município de comarca de Rio Preto e era uma vila progressista,  já incorporada ao ciclo do café.

Com o processo de interiorização da ocupação paulista, muitas famílias foram em busca de novas terras e oportunidades, trazendo o “progresso” à região. Em 22 de dezembro de 1.913, através da Lei Estadual nº 1.397, foi criado o município de Penápolis, e em 10 de outubro de 1.917 pela Lei nº 1.557, a Comarca de Penápolis, como uma das maiores da região.

 

Localização

Situado na região noroeste do estado de São Paulo, na Latitude 21º25’11 S e Longitude 50º04’39 W, localizando-se na margem esquerda do rio Tietê (Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê), Penápolis está a 480 km da capital. Limita-se ao sul com Alto Alegre e Braúna, ao norte com Zacarias, a leste com Glicério e a oeste com Avanhandava e Barbosa. A área total é de 710,4 km ² e a altitude é de 416 mts. (IBGE).

Penápolis é sede de uma Comarca com 7 municípios – Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério e Luiziânia – e exerce influência sobre esse universo de quase 100 mil habitantes.

A sociedade civil está organizada em diversas associações e sindicatos, destacando-se: Associação Comercial e Industrial da Região de Penápolis, Sindicato do Comércio Varejista de Penápolis, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Penápolis e Sindicato Rural de Penápolis, Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Renascer da 3ª Idade (com quase 700 associados) e Apeoesp.

O município conta ainda com três clubes de serviço (2 Rotarys e 1 Lions), uma Loja Maçônica e diversas associações de bairro. Os conselhos municipais atuam junto à administração em diversas áreas – saúde, educação, assistência social, criança e adolescente, meio ambiente, política urbana, segurança, desenvolvimento industrial e outras.

 

Condições de vida

De maneira geral, as condições de moradia são boas e mesmo nos bairros mais periféricos, são regulares, pois não há favelas, mocambos ou similares como nos grandes centros urbanos. Cerca de 90% das ruas são asfaltadas e todas têm iluminação pública.

O lote mínimo para construção definido no Plano Diretor do Município é de 250m². Nos loteamentos populares é de 125m².

 

Distribuição de renda

Segundo dados do site da Prefeitura Municipal, quase metade dos chefes de família (49,7%) tem rendimento de até 2 salários mínimos; 30,06% têm rendimento entre mais de 2 a 5 salários mínimos; 10,90% entre mais de 5 a 10 salários mínimos, e apenas 5,84% têm rendimentos acima de 10 salários mínimos. O desenvolvimento econômico de Penápolis é similar à maioria dos municípios da região noroeste do Estado que, historicamente, teve início com a cultura cafeeira no início deste século. A decadência do café, já experimentada pelas demais regiões do Estado, abriu espaço para a pecuária, que hoje responde, juntamente com a cana-de-açúcar e outras culturas como milho e arroz, por boa parte da economia do município. A concentração da economia no setor sucro-alcooleiro provoca o desemprego sazonal na entre-safra.

 

Ocupação de solo

A zona urbanizada compreende 19,47 km², ocupando menos que 5% da área total do município. Há poucas áreas de matas naturais. A cidade conta a seu favor ainda com o cruzamento de duas das principais rodovias do estado de São Paulo – Marechal Rondon (SP-300), que liga a capital ao Mato Grosso do Sul, e Assis Chateuabriand (SP-425), que se inicia no Paraná, passa por São Paulo e Minas Gerais, seguindo por Goiás até terminar em Brasília-DF, permitem fácil acesso rodoviário ao município. A ferrovia que sai de Bauru, centro geográfico do Estado, e vai até a Bolívia, passa pelo interior paulista e pelos estado de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, representou, durante a primeira metade do século, um dos poucos meios de transporte na região, tanto de carga (principalmente café) como de passageiros. Atualmente, apenas o transporte de carga é efetuado (combustível e outros). A hidrovia Tietê-Paraná, com 2.400 km navegáveis e acesso ao Mercosul, constitui importante meio de transporte fluvial, com grandes perspectivas para o desenvolvimento regional, porém, é sub-utilizado. Com relação ao transporte aeroviário, o município possui um aeroporto com 1300 metros de pista pavimentada, permitindo pouso de pequenas e médias aeronaves. O aeroporto com vôos regulares está localizado em Araçatuba, distante 50 km de Penápolis.

 

Gasoduto

O Gasoduto Brasil-Bolívia, com extensão de 3.150 km (de Santa Cruz de La Sierra até Porto Alegre), atravessa 86 municípios paulistas, num trecho de 528 km. Dentre as três estações de compressão, uma está instalada em Penápolis devido à  sua localização estratégica e outros aspectos técnicos. Além de introduzir o gás natural como combustível industrial, comercial e residencial em vasta área do interior, abre perspectivas de construção de usinas termoelétricas. (PH)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade