Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/10/2019

Fé: Católicos celebram semana de São Francisco de Assis

Imagem/Arquivo/DIÁRIO
Detalhes Notícia
Diversas celebrações realizadas nesta semana marcam a fé católica em São Francisco de Assis, padroeiro de Penápolis

DA REPORTAGEM

Os fiéis católicos devotos de São Francisco de Assis estão tendo a oportunidade de vivenciarem uma semana cheia de fé em torno do santo padroeiro de Penápolis, comemorado na próxima sexta-feira (04). A data é instituída como feriado municipal na cidade. Por conta disso, diversas atividades estão sendo promovidas nesta semana no Santuário que leva o nome do santo.
Uma das atividades que marcam a semana de homenagens ao padroeiro é o Tríduo de São Francisco. As celebrações iniciaram ontem e se estendem durante a semana com a participação de diversas comunidades e movimentos pastorais.
Com diferentes celebrações realizadas sempre as 19h30, o tema escolhido para esta quarta-feira (02) é “Com São Francisco, queremos viver em fraternidade”. A celebração contará com a participação das comunidades Bom Jesus e São Pedro e as Pastorais Familiar, do Batismo e Ministros de Eucaristia e Acolhida.
Na quinta-feira (03) a celebração será marcada pela reflexão sobre a morte do santo e que tem como tema “Com São Francisco queremos conquistar a Vida Eterna”. Participam da liturgia os membros do Santuário, Renovação Carismática Católica (RCC), Coroinhas e a Ordem Franciscana Secular (OFS).

Feriado
Na sexta-feira (04) dia de São Francisco de Assis e feriado municipal em Penápolis, diversas serão as atividades promovidas durante todo o dia.
As celebrações começam cedo, às 07h00 com a Missa de São Francisco no Santuário. As 09h00 será realizada a tradicional Bênção dos Animais e Plantas no pátio do Santuário. 
As crianças também terão uma celebração especial no dia do padroeiro com início às 10h00. Todas as comunidades da cidade estão sendo convidadas a participarem desta celebração especial. 
As 18h00, encerrando as festividades, acontece a tradicional procissão e missa de São Francisco. A procissão iniciará na 1ª Casa de Penápolis, na rua dos Capuchinhos, e segue até o Santuário, onde acontece a celebração.

Relíquias
Ainda como parte das comemorações ao santo padroeiro de Penápolis, o Santuário de São Francisco de Assis inaugurou recentemente a “Capela das Relíquias”. O espaço visa expor fragmentos ósseos – as chamadas relíquias – de São Francisco e Santa Clara de Assis. 
Estas relíquias foram trazidas da cidade de Assis, na Itália, onde viveram Francisco e Clara e reforçam a presença dos santos que muito influenciaram a cidade com a chegada dos Frades Capuchinhos nos primórdios de Penápolis e ajudaram a trazer o desenvolvimento para a região.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade