Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/04/2014

Estatísticas apontam redução de crimes em Penápolis

DA REPORTAGEM

O levantamento feito pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo mostrou que a criminalidade diminuiu em Penápolis entre os meses de janeiro e fevereiro de 2014. Os dados foram divulgados na última semana, mostraram que o crime que obteve queda mais significativa foram os roubos. Em janeiro foram registrados nove roubos em geral, em fevereiro caiu para quatro, uma redução pouco maior que 50%. Em relação a fevereiro de 2013, é possível observar redução neste mesmo crime, pois naquele mês a polícia havia registrado nove roubos. Outro crime que apresentou redução foi o de furtos. Os dados apresentados pela secretaria foram 57 casos registrados em fevereiro, número menor do que o obtido no mês anterior, quando foram 62. O número também teve queda em relação a fevereiro de 2013, quando foram 62 casos. O furto de veículos também caiu; de seis em janeiro para cinco em fevereiro deste ano. Ainda segundo a secretaria foram registradas 38 lesões corporais por acidente de trânsito e um caso de estupro. Nenhuma pessoa morreu em fevereiro vítima de acidente de trânsito em Penápolis, bem como nenhum homicídio foi registrado.  Segundo o Tenente PM Comandante Interino do Pelotão de Penápolis, Fernando da Cunha Bachiega, o trabalho tem sido intensificado justamente para que os níveis de criminalidade se mantenham baixos. “Trabalhamos sempre para mantermos estas estatísticas baixas, assim conseguimos manter os números estáveis e considerados baixos em Penápolis”, explicou. Outro fator que tem contribuído para a baixa da criminalidade é a prisão de infratores. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança, 11 pessoas foram presas em flagrante no mês de fevereiro. 10 flagrantes foram lavrados e 66 inquéritos policiais foram instaurados pela Polícia Civil. “A regionalização do COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar) também tem nos ajudado muito com as prisões. Quando ocorre um roubo, por exemplo, assim que o caso é comunicado à PM, o COPOM retransmite a informação para toda a região de sua abrangência ao mesmo tempo. Assim, se o caso ocorre em Penápolis e os bandidos estão fugindo em direção a Alto Alegre, por exemplo, a Polícia Militar daquela cidade já tem condições de ficar em alerta e realizar todo um procedimento para a abordagem dos bandidos”, ressaltou. 

Prevenção
A Polícia Militar também se emprenha de forma estratégica à prevenção de determinados crimes. Segundo Bachiega, o patrulhamento preventivo é algo realizado com frequência. “Constantemente é feito um levantamento dos locais onde há maior índice de criminalidade. Desta forma o policiamento nas ruas é intensificado nos locais apontados, é claro sem esquecer outros pontos da cidade que também são patrulhados constantemente”, ressaltou. Esta é uma das formas de prevenir os casos de roubos. “Muitos dos crimes que acontecem na cidade estão relacionados ao tráfico de entorpecentes, por isso, quando combatemos o roubo, também combatemos o tráfico”, disse. A abordagem e fiscalização de suspeitos também é um importante modo de prevenção. “Em um bloqueio nas ruas, por exemplo. Quando um policial desconfia de um veículo ou um motociclista, a abordagem é feito a fim de verificar se a pessoa não está levando consigo uma arma que pode ser usada mais tarde em algum delito”, enfatizou. As ações da Polícia Militar são voltadas sempre para a prevenção de crimes e assim oferecer a sensação de segurança aos munícipes. “Por isso estamos sempre intensificando nosso trabalho em Penápolis, para que a criminalidade continue sempre controlada e com baixos níveis. Essa intensificação é feita com policiais nas ruas e a ação até mesmo de comandantes da Companhia, que vão às ruas passar as devidas orientações e acompanhar os trabalhos de nossos policiais, que se empenham mais a cada dia”, finalizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade