Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/10/2010

Esporte: Estrutura garante eventos importantes para Penápolis

Detalhes Notícia

Ao comentar a volta de Penápolis ao cenário esportivo estadual com a II Copa de Basquetebol Feminino, organizada pela Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo de São Paulo, que acontecerá no período de 22 a 28 de outubro de 2010 – Final Estadual  e participação das 15 equipes Campeãs Regionais do Estado, o Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Maurício Oscar Franco Marques, o Galo, reiterou nesta semana o argumento de que “nunca um prefeito investiu tanto em políticas esportivas como na atual administração municipal”. Os investimentos garantem a competição durante as comemorações do aniversário de Penápolis.
Para o secretário municipal Maurício Marques, ao direcionar a realização do evento para Penápolis a Secretaria de Esportes reconheceu esses investimentos, que mostram a cidade como uma referência positiva de apoio ao esporte. “Isso nos ajudou e acreditamos que a II Copa de Basquete Feminino será muito importante para o esporte penapolense”, garantiu. O prefeito João Luís dos Santos se sentiu honrado por Penápolis ser lembrada, mais uma vez, para sediar uma competição estadual e reforçou que a cidade tem estrutura, uma equipe bem coordenada e experiência para organizar um evento dessa magnitude.

Investimentos
Ao comentar os investimentos, Maurício Marques, disse que a cidade tem totais condições para receber atletas de todo o estado. “Como já disse em outras oportunidades, temos uma boa estrutura, com diversas praças esportivas e condições de alojamento. Quero, mais uma vez, destacar o trabalho de todos da Secretaria de Esportes, que estão empenhados em promover o esporte, em todas as modalidades”, disse o secretário.
O trabalho da Secretaria de Esportes, sob o comando do secretário Maurício Marques, não se resume aos eventos e/ou atividades relacionadas de atendimento ao atleta, em suas diversas categorias.
A população, segundo ele, pode usufruir de diversos projetos que incluem academia de musculação, no Parque Aquático, disponível para uso da população e das equipes da Secretaria.
A Fisioterapia, no Ginásio Esporte “Antônio Castilho Braga” está disponível para atendimento de atletas da Secretaria Municipal de Esportes (SME) e da população, enquanto a hidroginástica e alongamento atendem pessoas acima de 40 anos.

Outras atividades
Atletismo: P.C.D. (Pessoa Com Deficiência Física) e  Treinamento de atletas da SME.
Natação: Iniciação e treinamento de atletas da SME e P.C.D. (Pessoa Com Deficiência), para treinamentos.
Hidroginástica: atendimento a todas as idades.
Futebol: Disponibilidade de escolinhas de formação de atletas, treinamento de atletas da SME e atendimento em parceria de equipes amadoras com transporte e materiais.
Bocha e Malha: Disponível para uso da população nas duas unidades públicas e treinamento de atletas da SME.
Voleibol feminino e masculino: Treinamento de equipe da 3ª idade, disponibilidade de escolinhas de formação de atletas e treinamento de atletas da SME.
Handebol: Disponibilidade de escolinhas de formação de atletas e treinamento de atletas da SME.
Judô: Disponibilidade de escolinhas de formação de atletas e treinamento de atletas da SME.

Eventos
As esquipes da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude participam ativamente de vários eventos, sendo destaque em várias modalidades. No Campeonato Paulista tem equipe no Futsal Masculino Sub-20, além de participações no Ciclismo masculino, Voleibol feminino - categorias pré-mirim e mirim e ainda no Futebol Sub-15 e Sub-17, em parceria com Clube Atlético Penapolense (CAP) e CT Corinthians.
Outro destaque foi nos Jogos Abertos da Juventude do Estado de São Paulo, quando as cidade participou em 8 modalidades e nos Jogos Regionais do Idoso “JORI”, em parceria com Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura e Clube Renascer da 3ª Idade, sendo as equipes treinadas por professores da SME.
    
Ligas Regionais
A Secretaria Municipal de Esportes também participa de eventos regionais de Atletismo (corridas de ruas), Natação, Judô, Handebol masculino e feminino, Malha, Bocha,  Ciclismo, P.C.D. (pessoas com deficiências físicas) e Futebol, com 4 equipes de futebol menor. Nos projetos das TV TEM (Globo) e TV Record Rio Preto, a cidade participa com a equipe de Futebol de Salão.
Nos Jogos Regionais, Penápolis conquistou o direito de sediar os Jogos em 2012. No evento deste ano, em Ilha Solteira, obtivemos o 5º lugar na classificação geral, com participação em 23 modalidades, com 35 equipes (masculina e feminina). Principais colocações:
Basquetebol Masculino Sub 21 - Campeão; P.C.D. - Atletismo - Vice Campeão; Handebol Masculino Livre - Vice Campeão; Handebol Masculino Livre - Vice Campeão; Futsal Masculino Sub 21- Vice Campeão; Ginástica Artística Feminina - Vice Campeão; Ciclismo masculino                      - 3º Colocado; Tênis masculino - 3º Colocado; Futebol Masculino Sub 21 - 4º Colocado; Basquetebol feminino Sub 21 - 4º Colocado e Voleibol masc/fem. - 4º Colocado.
Nos Jogos Abertos, em Santos, no mês de novembro/2010, Penápolis particip em 04 modalidades: Basquetebol masculino; Handebol masculino; Ginástica feminina e P.C.D. (Pessoas Com Deficiência), no atletismo e natação.
A Secretaria ainda coordena o Torneio dos Cobras e Cobrinhas, com participação de 28 equipes; Copa de Futebol Menor – de 07 a 17 anos, com participação de 35 equipes em 05 categorias; Campeonato mini-campo Veteranos – acima de 40 anos, no Campo da Campesina e participação de 14 equipes.
No “Dia do Trabalhador” e no “Dia do Desafio”, foram realizadas várias atividades esportivas e de lazer no município, sob a responsabilidade da secretaria. Isso correu também no Campeonato Municipal dos Servidores Públicos, em parceria com Sindicato dos Servidores Públicos, no Campeonato Futsal Inter Igrejas Evangélicas de Penápolis, na Copa de Futebol Amador de Penápolis – com 7 equipes participantes, no Campeonato Futsal Ferinhas – 07 a 17 anos - com participação de 62 equipes, de 09 municípios, em 5 categorias.
A Copa SESC, realizado em parceria, nas modalidades de Arco e Flecha, com  127 participantes e o Domingo na Praça, programado para ocorrer em um domingo por mês, em parceria entre secretarias municipais com várias atividades culturais, esportivas e serviços públicos também foram realizações importantes na cidade. Destaque ainda para o  Campeonato Intermunicipal de Ciclismo Amador/2010, em parceria SESC/Birigüi, com participação de 100 ciclistas da região na avenida João Antônio de Castilho, em Penápolis.

Recursos Humanos
A Secretaria entende que o trabalho realizado na área deve estar aliado aos recursos humanos, com os professores e funcionários passando por reciclagem periodicamente. A eles foram oferecidas participações em Congressos de Gestores de Esporte - Sports Business 2008, 2009 e 2010, no Ministério de Esporte e Secretaria Estadual de Esporte.
Seminário de Secretários Municipais de Esporte do Estado de São Paulo – 2010, na Assembléia Paulista; Seminário de Grandes Eventos do Brasil – 2010 no Ministério de Esporte; Seminário de Projetos Esportivos da Lei de Incentivo Fiscal – 2009 e 2010, no Ministério de Esporte e Assembleia Paulista; II Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada ao Esporte e a Motricidade Humana, em  São José Rio Preto/SP – Outubro/2010;
Participação em Fórum e Palestras, Fórum do PCD – (pessoas com deficiência); Movimento em Defesa do Esporte e da Educação Física – Assembleia  São Paulo e participações em Cursos de Atualizações em Handebol,  Futebol de Salão e Ginástica Artística. 
Secom – PMP

Foto: O Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Maurício Oscar Franco Marques, o Galo e o prefeito João Luís dos Santos estão empenhados em  promover o esporte

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade