Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/02/2010

Especial: Cães e gatos também sofrem com pressão alta

Detalhes Notícia

Após a crise de hipertensão que atingiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as pessoas ficaram mais atentas em relação à doença, que acomete milhares de brasileiros.
Mas fica um alerta para aqueles que possuem animais de estimação: cães e gatos também podem sofrer do mesmo problema. Pode soar estranho mas é verdade.  A hipertensão, além de ser associada à diversas patologias, é um problema comum entre os bichos, mas pouco diagnosticado. Isso acontece na maioria das vezes pela falta de equipamentos adequados para mensurar a pressão do cão e do gato. Para não correr o risco de assustar ou estressar o animal, e com isso alterar o resultado do exame, o procedimento precisa ser feito com um aparelho específico de uso veterinário, chamado Doppler. É um procedimento simples, que deve ser feito antes de qualquer manipulação do animal. Nos cães o aparelho é colocado na patinha dianteira e nos gatos a pressão sanguínea também pode ser medida pela cauda. As principais causas da hipertensão são excesso de peso, dor, trauma, problemas cardíacos, renais ou endocrinológicos. O aumento da pressão sanguínea pode se manifestar de formas mais sutis como o aumento do cansaço apresentar pelo animal e emagrecimento quanto por desmaios, convulsões, descolamento de retina e derrame cerebral. Para prevenir que seu animal sofra com essa doença, é preciso visitar regularmente um veterinário, fazer uma dieta balanceada e utilizar medicamentos para livrar as artérias do sufoco e reduzir a força que o organismo faz para bombear o sangue também pode fazer parte da rotina dos cães e gatos. Existem discussões em relação a quando se considerar a pressão dos cães e gatos alta. Normalmente a medicação começa em animais com pressão sanguínea acima de 160mmHg ou 16 popularmente. O tratamento da hipertensão em animais depende do diagnóstico de origem, mas controles periódicos, medicamentos e dieta estão entre os itens mais recomendados. Primeiramente é preciso elucidar a causa da hipertensão que mais comumente é de originada tanto em cães como em gatos por problema cardíaco ou problema renal, por problema de aumento de triglicérides e colesterol, por doença da glândula adrenal.

Calor também é prejudicial aos animais

Com o verão, cães e gatos têm de se adaptar às altas temperaturas da estação, que podem causar problemas de saúde relacionados a parasitas e à exposição solar. Por isso, a atenção com os bichinhos deve ser redobrada quanto aos horários de passeio, aos cuidados na hora do banho, à hidratação e à alimentação. Além disso, há raças que não estão acostumadas ao clima tropical brasileiro, pois vieram de países onde o frio predomina, como o husky siberiano, são bernardo e akita.

Para que seu bichinho aproveite o verão, siga algumas recomendações:

Passeios
Evite sair entre as 10 e 16 horas.
O sol desse horário prejudica os bichos de pele e pêlo brancos, e aumenta a temperatura corporal. Passe protetor solar de uso veterinário nos locais mais expostos e mais claros ou onde haja menor concentração de pêlos.

Tosa
Para os cães de pêlo longo faça a tosa bebê, em que a pelagem não fica tão rala a ponto de expor a pele. Isso ajuda no controle da temperatura corporal e facilita o combate a pulgas e carrapatos.

Banho
Tenha cuidado extra com animais que têm rugas no rosto ou ao redor da vagina. Higienize com lenços umedecidos específicos para evitar dermatites. Não dê mais de um banho por semana em cães e um por mês em gatos.

Medicação
Passe anti-parasitários externos e dê vermífugo, sob a orientação de um veterinário, durante os meses de verão. As verminoses se manifestam com mais freqüência devido à umidade do ambiente.

Alimentação
Não deixe ração sobrando no comedouro, o alimento exposto por longo tempo facilita a fermentação, o que atrai insetos. Deixe água fresca, trocando-a sempre. Água de coco é uma boa dica para a reidratação, os cães costumam gostar mais do que de água pura.

Escovação
Outra dica da criadora é escovar sempre os pêlos e aumentar a freqüência dos banhos.

Doenças da estação
A alta umidade, característica da estação, é propícia ao aumento do número de parasitas de cães e gatos, como carrapatos, pulgas e mosquitos, que transmitem doenças como a ehrlichiaose e a babesiose caninas. Tanto uma quanto a outra causam uma anemia infecciosa que, se não for tratada, pode levar à mortea. O gato pode sofrer outra doença, chamada mycoplasma, com as mesmas características da doença do cão. Ele também tem uma anemia, mas a infestação acontece por pulga. No caso do cão, é por carrapato.
O animal pára de comer, fica mais quietinho e tem febre. Quem viaja para o litoral ou para regiões próximas a represas e rios expõe o bicho a mais um tipo de doença, a dirofilariose. O verme da doença, transmitido pelo mosquito culex, se aloja no coração. Os sintomas são alteração cardíaca e, a longo prazo, o cão pode se tornar um cardiopata. A prevenção dessas doenças está relacionada à higiene e ao uso de carrapaticidas e anti-pulgas. Além disso, todas são diagnosticáveis. Há testes de laboratório que confirmam se os bichinhos estão bem. Também vale a pena fazer um check-up neles. A mesma idéia que se usa na medicina humana, de prevenção, que evita muitos problemas, também vale para eles.

Hidratação e alimentação
Ao contrário dos seres humanos, os animais não transpiram para manter o equilíbrio da temperatura corpórea. Eles perdem água pela própria respiração, por isso ficam ofegantes. Quando está muito quente, eles ficam o tempo inteiro respirando mais rápido e, nessa tentativa de amenizar o calor, perdem muita água. Daí a importância da hidratação constante. Nessa questão, é necessário dar atenção especial aos cães braquicefálicos, os de nariz curto. Buldogue, pug, shi tzu, por exemplo, são cães que respiram muito rápido e têm dificuldade porque a anatomia deles não ajuda. No sol intenso, terão que respirar muito mais rápido, o que pode fazer o pulmão entrar em co-lapso. Se as pessoas forem passear no horário errado pode haver hemorragia pulmonar por esforço respiratório. Para ajudar na hidratação, uma boa dica é dar água de coco ou bebidas isotônicas que matam a sede e ajudam a repor outros nutrientes que eles perdem quando estão ofegantes. Já a dieta deve ser mantida, mas frutas frescas podem ser adicionadas ao cardápio no intervalo das refeições. O dono deve evitar as frutas ácidas, que podem causar problemas gastrointestinais.

Atenção com a pele e os pêlos
Animais de pelagem curta e clara sofrem mais com o sol do que os outros. Há inclusive uma alta incidência de câncer de pele por falta de cuidados com a exposição solar. Portanto é importante sair para dar o passeio diário apenas antes das 10 horas da manhã e após às 16 horas. Em dias muito quentes, é bom até evitar o passeio.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade