Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/03/2013

Escolas de período integral retomam contra-turno com novas atividades

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Prefeito Célio de Oliveira almoça com os alunos do CEU Darcy Buranello

Iniciaram na segunda-feira, 18, as atividades do contra-turno desenvolvidas nas três escolas de Ensino Fundamental de período integral do município: o CEU Profª Darcy Aparecida  Buranello Marin, no Sílvia Covas; o CEU Profª Montaha Gibara Ayub, no Residencial Haroldo Camilo e o CEU Profª Harume Kubota da Silva, no Jardim do Lago.
Para este ano, a Secretaria de Educação anuncia novidades no contra-turno, como aulas de inglês, judô e música para mais de 700 alunos que são atendidos nos três CEUs, além das outras oficinas pedagógicas que contemplam as áreas de artes, esportes, linguagem e matemática.
O prefeito Célio de Oliveira esteve ontem, 20, visitando o CEU Darcy Buranello para acompanhar como estão sendo desenvolvidas as oficinas no contra-turno, nesta primeira semana de retorno das atividades. O prefeito esteve acompanhado do secretário de Educação, José Carlos Pansonato Alves, o Zeca e do secretário de Administração, César Rodrigues Borges.
Durante a visita, o prefeito Célio de Oliveira aproveitou para conversar com os alunos, professores e demais funcionários da escola sobre as novidades do contra-turno, que agradaram bastante a comunidade escolar.  O prefeito também aceitou o convite dos alunos para almoçar com eles.

Novidades
Para o secretário de Educação, Zeca Pansonato, o diferencial do contra-turno é que todos os alunos do 1º ao 5º Ano vão participar das novas oficinas de Inglês, Judô e Música, que serão ministradas por profissionais da área. “É um estímulo a mais para os alunos que frequentam as escolas em período integral”, comentou.
A Oficina de Inglês será ministrada por professores do CCAA, empresa vencedora da licitação para prestar serviços nos CEUs neste ano de 2013.
Já a Oficina de Judô funcionará sob a coordenação de judocas integrantes da Associação de Judô Morimoto de Lins, com experiência comprovada e faixa preta; sendo que a associação também foi vencedora da licitação para prestar serviço nas escolas.
Com relação à Oficina de Música, será comandada pelos próprios professores da rede municipal, com experiência na área, sendo os músicos José Maurício Soliani (CEU Harume Kubota), Guilherme Souza Teixeira (CEU Montaha) e Nelson Muchagata (CEU Darcy Buranello).

Oficinas
As atividades do contra-turno contemplam 12 diferentes oficinas pedagógicas, sendo três na área de Artes (Música, Arte e Teatro), três na área Esportiva e Motora (Esporte e Recreação, Hora do Descanso e Brincadeira e Judô) e seis oficinas na área de Linguagem e Matemática (Inglês; Orientação de Estudo e Pesquisa; Informática; Ciências, Saúde e Ambiente; Hora do Conto e Jogos Matemáticos).
O secretário de Educação, Zeca Pansonato, ressalta que todas essas oficinas são ministradas por professores do quadro e profissionais capacitados, não mais por monitores/estagiários.

Rotina
Nas escolas de período integral, os alunos passam oito horas diárias na unidade, com aulas do ensino regular e atividades diversificadas no contra-turno. Os alunos entram na escola um pouco antes das 8h, quando é servida a colação (café da manhã) com leite, pão bolacha. Das 8h às 12h, acontecem as aulas do ensino regular do 1º ao 5º Ano, às 10h tem um intervalo quando é servido frutas e biscoitos.
Ao meio dia é o horário do almoço que prossegue até às 13h, com atividades monitoradas de interação e descanso com os alunos. Das 13h às 16h acontecem as oficinas pedagógicas do contra-turno, sendo que às 14h tem outro intervalo para as crianças se servirem de frutas e sucos; e às 16h é o horário de saída, quando os alunos também recebem pão e frutas.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade