Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/12/2017

Escolas da região: Trabalhos do ano letivo são apresentados em eventos

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Alunos da aldeia Icatu, de Braúna, realizaram apresentações de músicas e danças típicas de sua cultura

DA  REPORTAGEM

As diversas escolas que compõem a Diretoria de Ensino da Região de Penápolis realizaram nesta semana uma série de atividades para expor parte dos seus trabalhos efetuados durante todo o ano letivo de 2017. Foram realizados dois diferentes encontros, sendo um deles o 4º Encontro dos Grêmios Estudantis, onde os grêmios constituídos por cada escola puderam mostrar um pouco dos trabalhos realizados, e o outro encontro foi o 9º Tempo de Refletir, oportunidade em que os alunos das escolas realizam apresentações como teatro, dança e música, onde englobam temas variados e assuntos discutidos em sala de aula. O Encontro dos Grêmios Estudantis aconteceu no auditório da Escola Dr. Carlos Sampaio com a participação de 16 Grêmios. Uma palestra foi proferida na oportunidade pelo professor e supervisor de ensino João Luis dos Santos. Houve homenagens para os Grêmios das escolas Augusto Pereira de Moraes, de Penápolis, pelo projeto “Plantado Vidas”, voltado ao meio ambiente, onde os alunos realizaram o plantio de árvores e a limpeza de praças e espaços verdes da cidade. 
Além deles, o Grêmio da escola José Florentino de Souza, de Braúna, também foi homenageado pelo destaque do projeto de sustentabilidade com a construção de cisternas na escola para a captação da água da chuva, que posteriormente é usada para lavar banheiros e alas de aula. Durante o evento foram exibidos vídeos mostrando um pouco do trabalho de cada Grêmio Estudantil produzidos pelos próprios alunos. Certificados também foram entregues em reconhecimento pelo trabalho prestado pelos Grêmios às escolas. Segundo o Dirigente Regional de Ensino de Penápolis, Lucinei Aparecido Euzébio, o evento é muito importante para a valorização dos Grêmios. “Os grupos em suas escolas são formados por alunos que trabalham de forma voluntária em prol da escola desenvolvendo atividades sociais em benefício dos demais alunos. Promover um evento como este é promover a socialização e a troca de experiências entre os Grêmios”, destacou.

Tempo de Refletir
Da mesma forma, diversos alunos das escolas da região de Penápolis se reuniram durante a semana no Clube Penapolense para apresentações culturais e projetos desenvolvidos durante o ano em suas respectivas escolas. “Este foi o 9º Tempo de Refletir. Este é um dos eventos que se tornou tradição em nossa Diretoria e é um dos mais aguardados, pois trata-se do momento de socialização entre alunos, professores, equipes gestoras. É o momento de valorização dos trabalhos desenvolvidos e dos próprios alunos, que se dedicam para seu desenvolvimento e que possuem ótimos resultados”, acrescentou o dirigente. 
Dentre as apresentações feitas pelos alunos estava o teatro, dança e a música. Uma das apresentações que mais chamou a atenção do público acabou sendo a da escola estadual Índia Maria Rosa, da aldeia Icatu, de Braúna. Os alunos demonstraram um pouco de suas tradições através da dança, música e sua língua nativa.
A apresentação do Coral formado pelas crianças da escola Augusto Pereira de Moraes, de Penápolis, também foi excelente. O Coral já é tradicional na cidade, fazendo apresentações em diferentes eventos e lugares, sempre através da ação de professores e diretores. 
“Tudo isso faz parte do encerramento do ano letivo de 2017. Valorizar o trabalho feito por cada escola é um importante meio de motivação para os próximos trabalhos para que resultados ainda melhores sejam alcançados”, finalizou o Dirigente. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade