Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/11/2010

ENEM: Nova prova será aplicada em 15 de dezembro

DA REPORTAGEM

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciou em nota oficial ontem que o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado às 13h00 do dia 15 de dezembro. Serão reaplicadas apenas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Somente os alunos identificados como prejudicados por erros de impressão nas provas aplicadas no dia 6 de novembro terão direito ao novo exame. Até o momento, o convênio Cespe-Cesgranrio identificou 2.817 estudantes que se enquadram nessa condição. As duas instituições, responsáveis pela realização do Enem, levantaram os nomes por meio da análise das atas dos locais de prova, trabalho que ainda não terminou. Esses alunos serão comunicados através de e-mail, mensagem SMS e telefone, e receberão um novo cartão de confirmação da inscrição com o local onde devem se apresentar.

Problemas
Muitos dos estudantes em Penápolis que prestaram a prova do Enem reclamaram da falta de credibilidade, provas erradas e questões extensas. Eles apontaram os erros de impressão, inversão de gabarito e repetição de questões que prejudicaram o andamento da prova. Os alunos ainda enfatizaram a questão do pouco tempo que tiveram para responder as questões e elaborar a redação, bem como a atitude de alguns fiscais de sala. Eles ainda revelaram insatisfação e revolta com a incapacidade de aplicação de uma prova tão importante, e que não confiam mais no exame.

Falhas
Logo depois do exame, no último dia 06, os estudantes reclamaram de problemas na folha de respostas e na prova amarela. Na folha de respostas, os cabeçalhos que indicaram as áreas de conhecimento estavam invertidos, na comparação com o caderno de questões. O Ministério da Educação diz que a orientação era seguir a ordem numérica das questões, mas alguns alunos afirmam que não receberam a recomendação e, por isso, preencheram o gabarito de forma invertida. Além disso, um lote da prova amarela tinha problemas de impressão com algumas perguntas repetidas, outras faltando, sequência numérica errada e até algumas questões de um outro modelo aplicado, a prova branca. Segundo o Inep, cerca de 3,3 milhões de estudantes fizeram o Enem neste ano. (Ivan Ambrósio)


Tire suas dúvidas sobre o novo Enem

- Quem poderá fazer um novo Exame Nacional do Ensino (Enem)?
Apenas os estudantes que foram prejudicados pelos erros de impressão das provas amarelas serão convocados pelo MEC. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram identificados 2.817 estudantes até esta terça-feira, 23. Uma liminar que ampliava o número de alunos que teriam direito ao novo Enem foi derrubada pelo Tribunal de Regional Federal da 5ª Região em 18 de novembro. Essa liminar da Justiça Federal do Ceará estendia o direito a uma nova prova também aos alunos que se sentiram prejudicados pela inversão dos cabeçalhos nos cartões-respostas.)

- Quando será o novo exame?
Em 15 de dezembro, uma quarta-feira, às 13h00. Serão reaplicadas apenas as provas de ciências humanas e ciências da natureza.

- Como pedir para fazer a nova prova?
Não é possível fazer este tipo de solicitação. O MEC faz um levantamento das atas dos fiscais que aplicaram o exame e registraram problemas com a prova amarela para convocar os prejudicados. É possível tirar dúvidas pelo telefone 0800-616161.

- Como os estudantes serão convocados para a nova prova?
Por e-mail, mensagem SMS e telefone. Além disso, receberão um novo cartão de confirmação da inscrição com o local onde devem se apresentar.

- Ainda é possível fazer o pedido para a correção invertida?
Não. Os pedidos puderam ser feitos até sexta-feira (19) pelos estudantes que não marcaram o cartão-resposta de acordo com a ordem numérica.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade