Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/05/2018

Emefi Harume Kubota realiza 3º Festival de Cinema Mudo

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Alunos da Emefi Harume Kubota, durante o processo de criação dos roteiros dos filmes

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral - Emefi “Profª Harume Kubota da Silva”, localizada no bairro Jardim do Lago, realizará no período de 11 a 15 de junho o seu 3º Festival de Cinema Mudo. O mesmo contará com a exibição de 34 filmes de curta metragem produzidos pelos alunos do 3º ao 5º anos da unidade.
A atividade faz parte do projeto “Mini Astros”, idealizado pelo professor de teatro da escola, Tony Carlos, desde 2015. A iniciativa envolve não só os alunos, mas toda equipe escolar.
A criação dos filmes de curta metragem foi desenvolvida durante as aulas da Oficina de Teatro, ministradas no contraturno da escola. Os próprios alunos elaboraram os roteiros e também atuaram nos filmes. Já o professor Tony Carlos atuou na coordenação dos trabalhos e na filmagem, além da edição dos vídeos. 
Neste ano a criação de filmes mais que dobrou em relação ao festival do ano passado; em 2017 foram 16 curta metragens, e em 2018 são 34. Esta também é a primeira vez que as imagens são coloridas, já que antes os filmes eram retratados em preto e branco, com referências ao estilo dos antigos filmes de Charles Chaplin.
De acordo com o professor Tony, a ideia de fazer um Festival de Cinema Mudo surgiu em 2016. No processo de criação, os alunos têm toda a liberdade para escolherem sobre o que desejam filmar. “Eu não interfiro nesse processo de criação. Apenas oriento, sem atrapalhar as ideias das crianças. A criatividade e o protagonismo são todos deles”, afirmou Tony.
“Consideramos esta atividade muito importante, pois permite mostrar aos alunos as outras vertentes da arte. Neste contexto, não usamos apenas a linguagem do teatro, mas também trabalhamos a criação de vídeo”, explicou o professor. 
Para a secretária municipal de Educação, professora Cláudia Elisa Oberg Torrezan, o trabalho fortalece a interação entre as crianças e estimula ainda mais a criatividade delas.
“A partir destes resultados podemos perfeitamente vislumbrar a importância das aulas de teatro para os alunos. Certamente as aulas contribuem para melhor aprendizagem, concentração e disciplina”, avaliou a secretária. 

Votação pela Internet
Os filmes vencedores serão eleitos pelo público e por uma comissão de avaliação, composta por três atores, uma professora e a diretora da unidade escolar. 
O público pode conferir os filmes pela internet: os mesmos estão disponibilizados no Youtube. Para quem quiser assistir e votar, o Projeto Mini Astros tem uma fanpage no Facebook (www.facebook. com/projetominiastros) , onde estão disponíveis os links dos curtas e também do site Mini Astros.
Serão oferecidas medalhas para as equipes dos dois filmes melhor avaliados, assim como para os três alunos primeiros colocados na categoria Melhor Ator e Melhor Atriz. 
A princípio, as exibições dos filmes durante o Festival de Cinema Mudo 2018 serão exclusivas para alunos da escola, familiares e convidados. Em breve serão marcadas e divulgadas outras datas para apresentações abertas à comunidade, gratuitamente.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade