Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/10/2015

Em meio à crise, prefeito Célio quer manter compromissos

DA REPORTAGEM

Penápolis completa hoje 107 anos em meio a uma forte crise financeira que atinge todo o Brasil, problema que não é diferente na terra de Maria Chica. Assim como as pessoas têm sentido no bolso o momento difícil que o país atravessa, para os chefes dos Poderes Executivos das cidades também não tem sido fácil, como ocorre com o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira (PSDB).
De acordo ele, hoje Penápolis possui mais de R$ 40 milhões em impostos para receber, o que tem afetado de forma direta os cofres públicos. “É fato e de conhecimento de todos que as empresas têm passado por momentos difíceis, ocorrendo contenção de gastos e até demissão de funcionários e redução de produção. Consequentemente, Penápolis, assim como muitas outras cidades do Brasil, tem sentido isso nos cofres, principalmente por se tratar de uma cidade cuja receita está em 85% em cima da cadeia produtiva”, comentou. Para Célio, esta tem sido a pior crise dos últimos 25 anos. A falta de receita para o município tem feito com a que a prefeitura atrase o pagamento aos fornecedores, além de impedir a administração de realizar grandes investimentos. “Temos lutado muito para conseguir meios de trabalhar pela cidade. Enfrentamos um corte de repasses dos governos Federal e Estadual, já que nem mesmos estas esferas têm passado por bons momentos. O pior é que não sabemos o que vai acontecer nos próximos meses devido à força desta crise em todo o país”, ressaltou Célio. 

Empregos
A crise econômica discutida por Célio se reflete diretamente na geração de empregos em Penápolis, que desde maio não consegue sair do vermelho e vem registrando oscilação no negativismo. No mês de setembro não foi diferente. Segundo o Caged, a cidade registrou número negativo de 129 empregos. Foram apenas 397 contratações em carteira assinada contra 526 demissões. No acumulado do ano, Penápolis já passou a ter sua geração de empregos negativada. Com o levantamento referente a setembro, a cidade passa a ter menos 24 postos criados. “Penápolis não é uma ilha isolada do restante do país e o que as demais cidades tem sentido, também tem ocorrido conosco, estamos acompanhando a situação econômica do país com queda na geração de empregos e pouco dinheiro para investimentos”, comentou o prefeito. Entretanto, ele ressaltou que ações estão sendo feitas para tentar amenizar a situação e que Penápolis ainda possui uma situação confortável em relação a muitas outras cidades da própria região. “Penápolis passa, sim, por uma situação difícil, mas temos que ver ainda que outros municípios da região estão em situação ainda mais precária, sem verbas para recape asfáltico, investimentos em iluminação pública e outros serviços, o que temos conseguido manter em nossa cidade”, enfatizou. Em relação à geração de empregos, o prefeito acredita que investimentos futuros serão fundamentais para a melhoria da questão no município. “Mesmo em meio à crise, temos, por exemplo, a Midori que tem investido no crescimento de sua unidade e na contratação de novos funcionários. Temos o anúncio da construção de um grande centro de compras de uma rede de supermercados e a possível instalação da Bonolat, que beneficiará de forma significativa a geração de empregos e a arrecadação de receita para o município, já que se trata de mais uma grande empresa que pagará impostos sobre sua produção para Penápolis”, afirmou.

Busca de recursos
Uma das características da atual administração tem sido a busca por recursos para a cidade. Diversas viagens já foram realizadas pelo prefeito para a capital paulista e também em Brasília. “Acho que isso é uma prerrogativa do prefeito e é a minha característica como pessoa, de correr atrás de fontes e meios de conseguir recursos e benefícios”, comentou. Célio ressaltou ainda que Penápolis merece destaque pela superação que a cidade tem tido em meio à crise. “Penápolis tem se sobressaído. Claro que não podemos esconder os problemas que temos passado, mas temos conseguido manter tudo controlado”, disse. Segundo ele, a execução de obras importantes tem contribuído para assegurar os avanços da cidade mesmo em época de crise. “Estamos construindo novas escolas, principalmente nos novos bairros que foram entregues recentemente como o Benone Soares e o residencial Gimenes. Temos trabalhado junto ao Daep para a construção de novos reservatórios de água e estamos batalhando para trazer novas empresas. Estamos atendendo reivindicações antigas como a ligação dos bairros Boa Vista e Florença, além de novas rotatórias na rodovia Arnaldo Covolan que ainda serão iluminadas e também o trabalho de recape asfáltico que tem beneficiado dezenas de ruas em nossa cidade”, enfatizou. Para Célio, tudo isso será parte de seu legado. “Quero deixar para as pessoas que mesmo nesta época de crise realizamos trabalhos importantes que farão a diferença no futuro. Tenho sido prefeito em uma época difícil, onde os recursos estão limitados, mesmo assim estamos trabalhando de forma séria e competente. Espero que todo este esforço possa ser reconhecido pela população”, finalizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade