Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/11/2015

Eleitores devem fazer cadastramento biométrico para 2016

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O chefe do Cartório Eleitoral de Penápolis, Samuel Pereira, ressalta que o cadastramento biométrico é obrigatório para que o eleitor continue em dia com a justiça Eleitoral

DA REPORTAGEM

A 87ª Zona Eleitoral (ZE) de Penápolis já está realizando o recadastramento biométrico de seus eleitores. A intenção é de que, já para a próxima eleição em 2016, para prefeito e vereadores, todo o procedimento na hora de votar já seja realizado através da identificação do eleitor através da biometria, que é o método eletrônico pelo qual o eleitor é identificado por meio da digital – o objetivo é evitar fraudes e aumentar a segurança do processo eleitoral.
De acordo com o chefe de cartório da ZE, Samuel da Silva Pereira, o recadastramento é feito por agendamento através do Portal do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo e dura cerca de 10 minutos. Quem não fizer o procedimento pode ter seu Título de Eleitor cancelado. “Por isso é muito importante q a pessoa realize seu recadastramento com antecedência, evitando filas e demora na data para agendamento”, afirmou Samuel. Ele explicou que ao entrar no portal do TER-SP (www.tre.sp.jus.br), o eleitor escolhe a opção agendamento e escolhe a cidade, bastante seguir as orientações para a escolha de dia e horário para comparecer ao cartório eleitoral. “Feito o procedimento, basta o eleitor comparecer no horário agendado e assim será atendido de forma rápida. Lembramos que o atendimento para este serviço é feito somente com o agendamento, não bastando a pessoa apenas vir ao cartório, já que temos que seguir a ordem do agendamento”, comentou. Ainda para que o atendimento seja feito, é necessário que o eleitor leve com ele o RG, CPF e um comprovante de endereço atualizado.
“O recadastramento consiste na confirmação dos dados do eleitor, além da colhida de digitais, foto para arquivo do sistema e a assinatura digita. Todo o procedimento é feito de forma rápida e fácil. Desta forma, o eleitor estará apto a votar a próxima eleição, que já será feita por meio da biometria, bastando o eleitor comparecer em sua seção, fazer a leitura da digital e a urna será liberada para que o eleitor vote com segurança”, explicou.
Mesmo com recadastramento já sendo realizado, apenas metade dos eleitores cadastrados em Penápolis estão realizando o procedimento. Isso porque o Cartório Eleitoral de Penápolis tem feito um atendimento médio de 30 pessoas por dia, quando sua capacidade é de até 63 atendimentos/dia. “É importante que a pessoa procure o recadastramento com antecedência, evitando deixar para a última hora e correndo o risco de não ser feito, já que isso pode acarretar no cancelamento do Título da Pessoa”, enfatizou Samuel.

Consciência
Quem não deixou para a última hora e já realizou o recadastramento foi a aposentada Sueli Ferrite da Silva Rodrigues. Ela contou que sempre vota, acreditando ser um ato de cidadania. “O voto é importante pois é através dele que escolhemos nossos governantes na esperança de um país sempre melhor, por isso faço questão de votar”, disse. Ainda para ela, o reconhecimento do eleitor através do voto é fundamental para garantir a segurança na hora e votar. “Cada eleitor é único, então este processo deixa transparente a segurança do voto, mostrando ainda que a tecnologia pode ser aliada e ajudar na hora do voto até mesmo com a agilidade que o processo torna a eleição”, opinou.
O recadastramento biométrico busca dar mais segurança na identificação do eleitor, para evitar que uma pessoa passe por outra na hora de votar. Além disso, pretende fazer uma revisão do eleitorado, para excluir do cadastro de pessoas que já morreram, por exemplo. “O recadastramento biométrico funciona como uma auditoria para o eleitor comprovar que está vivo e que continua residindo naquele município. É uma maneira de garantir a segurança do voto e de que todo o processo está sendo feito de forma clara”, finalizou Samuel. Penápolis já possui urnas eletrônicas com o leitor biométrico. Desta forma o eleitor, na hora de votar, terá que passar por leitura biométrica para que o equipamento seja liberado para sua votação. Em 2014, pouco mais de 15% do eleitorado brasileiro – 22 milhões dos cerca de 140 milhões de eleitores registrados – foram reconhecidos pela biometria na hora do voto, segundo o TSE.
O cadastramento começou em 2008 como um projeto-piloto, em apenas três municípios. Em 2010, a biometria foi ampliada para 60 cidades. Em 2012, a votação com identificação biométrica ocorreu em 300 localidades e, no ano passado, foram quase 800 municípios de todos os estados e do Distrito Federal. A expectativa é de que todo o país tenha identificação por biometria até 2018.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade