Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/03/2010

Eleições: Aumenta emissão de título de eleitor para menores de 18 anos

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

Registra-se o aumento da emissão de título de eleitor para menores de 18 anos em comparação com o mesmo período em que foram realizadas as eleições presidenciais em 2006. Conforme explicou o chefe de cartório da 87ª Zona Eleitoral de Penápolis, Samuel da Silva Pereira, até o momento já foram emitidos mais de 500 títulos, sendo semanalmente confeccionados 120. “Acredito que este aumento se deve ao fato do título de eleitor ser cada vez mais exigido pelas empresas ao contratar estes jovens, bem como para outras finalidades”, comentou. Até outubro de 2006, 529 jovens com idades entre 16 e 17 anos tiraram o documento eleitoral. Samuel explica que a grande procura pelos jovens menores de 18 anos em obter seu título de eleitor também se deve ao fato de estarem mais conscientes em relação ao voto, mas a propaganda que vem sendo exibida nos veículos de comunicação também incentiva estes jovens a exercerem seu papel de cidadão na escolha de seus representantes. “Além disso, quem não possui o título de eleitor acaba barrado quando vai prestar um concurso público, ingressar em uma faculdade, emprego, tirar o passaporte”, observou. O procedimento da emissão do título de eleitor está sendo feito devido a uma alteração recente na lei que normatiza as eleições que autoriza os jovens de ambos os sexos com  15 anos,  a obter o título de eleitor. Para que isso seja possível é necessário que o interessado complete 16 anos até o dia das eleições, marcadas para o dia 03 de outubro, data em que acontecerá o primeiro turno. Antes, era necessário que os jovens completassem 16 anos para solicitar o documento. A data limite para a realização do procedimento, conforme o calendário eleitoral é o dia 05 de maio. Nesta data também  se encerram as inscrições para os demais eleitores, mesmo os com necessidades especiais, para requererem,  a transferência de domicílio, mesmo que a alteração seja na mesma cidade ou para os demais serviços como alistamento militar, pagamento de multa, entre outros que são oferecidos pelo cartório. “Pedimos que o eleitor providencie o mais rápido possível, não deixando para o último dia, para que não haja filas e demora no atendimento”, destacou. Os interessados devem comparecer ao Cartório Eleitoral, localizado à rua São Francisco, 140, no centro de Penápolis, com o R.G. e comprovante de residência. Para os homens, com mais de 18 anos, existe ainda a necessidade da apresentação do Alistamento Militar. O horário de atendimento é de segunda à sexta das 12h às 18h. Samuel lembra que nos dias 31, 01e 02 de abril não haverá expediente ao público no cartório, em virtude da Semana Santa. Já os moradores das cidades da comarca, devem procurar o Cartório da 289ª Zona Eleitoral, no mesmo local munidos dos mesmos documentos. Os moradores de Braúna podem realizar o alistamento em um posto instalado na Prefeitura daquela cidade. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 18 3652-2594. (IA)

Foto: O horário de funcionamento da 87ª Zona Eleitoral de Penápolis é de segunda à sexta das 12h às 18h

Chefe de cartório solicita que eleitores transfiram os títulos

Neste ano em que ocorre as eleições presidenciais, embora o procedimento em Penápolis não seja feito no modo digital, a novidade é que o eleitor, após finalizar a sua votação para os seis candidatos (presidente, governador, dois senadores e deputados estadual e federal) de sua escolha, conforme revelou o chefe de cartório da 87º Zona Eleitoral de Penápolis, Samuel da Silva Pereira, é que seja emitido um comprovante de voto para que o mesmo possa conferir se votou corretamente em seus candidatos. “Caso tenha digitado errado o número do candidato, o eleitor poderá voltar e fazer o procedimento novamente”, observou. O chefe do cartório revela que embora este processo seja seguro para o eleitor, o processo poderá atrasar o resultado das eleições e gerar demora na fila. Esta medida foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o objetivo de conter fraudes. Além disso, o Tribunal também anunciou que cada seção eleitoral deverá ter no máximo 400 eleitores e não 500 como teve nas eleições anteriores. “Em algumas seções eleitorais como na Funepe, Augusto Pereira de Moraes, Adelino Peters e Yone Dias estão com o número máximo de eleitores e com isso pedimos que estes venham até o cartório para fazer a sua transferência de seção, garantindo assim mais comodidade e menos espera na fila para votar”, disse Samuel. Ele cita que em algumas seções o número de eleitores não chega a 200, orientando assim para os demais que votam em outras escolas e possam estar transferindo de local, procurem o cartório até o dia 05 de maio para estar fazendo este procedimento. (IA)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade