Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/09/2016

Eleições 2016: Urnas são testadas, lacradas e estão prontas para votação

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Funcionários do Cartório Eleitoral de Penápolis inseriram as informações de candidatos e lacraram todas as urnas que serão utilizadas

DA REPORTAGEM

As urnas eletrônicas que serão utilizadas nas 128 seções eleitorais de Penápolis já estão prontas para o dia 02 de outubro, data em que os penapolenses decidirão quem será o próximo prefeito e os vereadores pelos próximos quatro anos.
A preparação das urnas foi finalizada nesta segunda-feira (26) no Cartório da 87ª Zona Eleitoral de Penápolis. Com essa etapa concluída, as urnas já possuem, em cada uma delas, todas as informações necessárias para a eleição municipal e aguardam apenas serem transportadas para suas respectivas seções eleitorais. Segundo o assistente  do Cartório Eleitoral de Penápolis, Rogério Marinho, serão utilizadas nestas eleições 128 urnas.
O processo de lacração das urnas acontece depois que foram inseridas nelas todas as informações e fotos dos candidatos. “As informações dos candidatos são geradas em computador e armazenadas em mídias, que são inseridas nas urnas nos chamados ‘flashes’. Na urna inserimos ainda o pen drive que vai armazenar as informações de cada voto. Feito isso a urna e lacrada e fica pronta para o processo eleitoral”, explicou.
Em cada voto, a urna gera a informação do candidato votado que é armazenada no pen drive. Ele, ao fim da votação, é apresentado pelo Presidente da Seção ao Cartório Eleitoral, sendo através dele transmitida a informação dos votos ao sistema de apuração da Justiça Eleitoral.
A urna gera ainda um sistema de segurança, que armazena as informações dos votos. Caso haja qualquer problema com o pen drive, as informações podem ser recuperadas diretamente da urna. “Além disso, temos todo um sistema de segurança para evitar fraudes nas informações. Quando fazemos a lacração das urnas, geramos códigos de segurança específicos daquele equipamento que são enviados à Justiça Eleitoral em seguida. Na apuração, o sistema só aceita as informações com os votos que tenham estes mesmo códigos, garantindo a segurança na transmissão de informações”, ressaltou. Além das urnas utilizadas nas seções, há ainda 10 urnas chamadas de “contingentes”. “Este contingente será utilizado caso alguma urna apresente algum tipo de problema e precise ser substituída. Com a necessidade, vamos até a seção e fazemos a devida averiguação. Se realmente for necessário, fazemos a substituição da urna respeitando todo o procedimento necessário para se garantir a segurança das informações contidas nela”, explicou.
Rogério acrescentou ainda que a transparência neste processo é fundamental para o bom andamento das eleições. “Todas as máquinas foram testadas e nenhuma apresentou qualquer tipo de pendência, estando aptas para serem utilizadas no domingo, dia 02”, disse.

Próximos passos
Na próxima sexta-feira (30) todas as seções eleitorais passarão por vistoria e adequações feitas por funcionários da Justiça Eleitoral. Já para o sábado (01), um forte esquema de segurança é montado pela Polícia Militar, que acompanha o transporte das urnas para suas respectivas seções. A segurança dos prédios utilizados nas eleições e de cada equipamento é mantida por policiais até o fim do processo eleitoral, quando os presidentes de seções são acompanhados para a entrega de todo o material.
As eleições acontecem no dia 02 de outubro das 08h00 às 17h00.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade